Nem sempre estamos em “perfeita sintonia com o espelho”. A face é talvez uma das regiões do nosso corpo que mais nos incomoda. Acne, manchas, “pés de galinha” e flacidez são as queixas mais frequentes de muitas pessoas nos consultórios médicos. Com o passar dos anos, é comum a pele perder elasticidade e hidratação, perdas estas que resultam em um aspecto de “rosto cansado e flácido”, pois a pele já não possui o mesmo “viço” (jovialidade) e leveza de antes.
Mas a busca incessante pela beleza e por uma pele sempre jovem, dá-se desde os primeiros habitantes da terra. Segundo evidências arqueológicas e relatos históricos, os egípcios foram os primeiros usuários de produtos cosméticos em larga escala. Para proteger a pele do clima desértico, os egípcios recorriam à gordura animal e vegetal, cera de abelhas, mel e leite no preparo de cremes para a pele, além de utilizarem sombras e “Rouge” e extrato vegetal de “hena” para pintar os cabelos.
De lá pra cá muita coisa mudou. Com o advento das novas tecnologias, as transformações do tempo e as mudanças de hábitos das pessoas, o conceito de beleza da atualidade não mais consiste em tratamentos “estéticos superficiais”. Hoje a busca pela beleza é uma conquista diária entre o equilíbrio da mente e do corpo, garantindo assim o “bem-estar interno e externo” de cada um. Nesse sentido os tratamentos estéticos evoluíram e vão muito além da simples “água de arroz” que nossas avós passavam no rosto.
Com essa evolução, o segmento da estética abriu de vez as portas para inovações tecnológicas, surgiram novas técnicas para tratar o rejuvenescimento da pele. Técnicas estas que são associadas com as novidades farmacêuticas na área da beleza (cosméticos) em especial, com modernos aparelhos que vieram para potencializar os tratamentos estéticos da face e corpo.
O sistema de ultrassom micro focado, atua atravessando as camadas da pele, atingindo a derme, o tecido subcutâneo e o músculo.
Hoje através destes aparelhos, os procedimentos para tratar da pele, são realizados sem cortes (não-cirúrgicos) e são menos agressivos para a pele. Além disso, os pacientes ganham praticidade e agilidade (poucas sessões) e os resultados são significativos e extremamente satisfatórios.
Nessa união entre a modernidade e a satisfação nos tratamentos dermatológicos o Ultherapy é o “queridinho do momento”. Mas o que é o Ulthera ou Ultherapy? É um aparelho de ultrassom micro focado desenvolvido especificamente para a realização de procedimentos estéticos (sem cortes) para tratar a flacidez sem a necessidade de cirurgia plástica, principalmente para aquelas pessoas que não querem aquele “aspecto de rosto repuxado”.
Como funciona? O sistema de ultrassom micro focado, atua atravessando as camadas da pele, atingindo a derme, o tecido subcutâneo e o músculo. Ao atingir essas regiões acontece a “coagulação” dos tecidos tratados, que irá estimular uma nova produção e reorganização do colágeno. Esta nova produção de colágeno, terá a função de reposicionar e sustentar (firmar) o tecido de dentro pra fora. Ou seja, dá um “up” na face tonificando e melhorando a flacidez da pele, produzindo um efeito natural na área tratada. Pode ocorrer um leve incomodo durante a realização do procedimento, mas não há necessidade de anestesia geral ou sedação. O tempo de duração é de 30 a 60 minutos. Um leve inchaço e a sensação de pele rígida no local da aplicação do Ulthera podem ocorrer, mas após alguns dias desaparecem.
Os resultados são individuais e podem variar conforme a condição da pele que foi tratada. Em alguns casos os resultados podem ser percebidos ao longo de 2 a 3 meses após a realização do tratamento com o Ulthera. Alguns pacientes têm percebido melhora na pele da face por até 6 meses depois da realização procedimento.
O Ulthera pode ser feito em qualquer época do ano. É indicado para todos os tipos de pele, para tratar da flacidez do pescoço (papada), sobrancelhas (pálpebra caída), na redução das rugas, para reposicionar as maçãs do rosto e realçar o contorno facial.
Quantas sessões são necessárias? Vale lembrar que “cada caso é um caso”. O ideal é consultar um profissional da sua confiança para fazer uma avaliação das queixas e verificar quantas sessões serão necessárias para o tratamento. Mas, dependendo do caso, uma única sessão com o Ulthera já apresenta resultados satisfatórios.
Diogo Tadeu Alves Corrêa é médico e atua na clínica Tez Estética Avançada.