DO REPÓRTERMT
O presidente Lula (PT) colocou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para comandar a articulação política do governo. Ela ficará responsável pela Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Alexandre Padilha (PT), que foi para o Ministério da Saúde.
Lula queria alguém próximo na pasta. Responsável pela ligação entre o Planalto e o Congresso, o ministério tem sido uma das principais vidraças do governo, em especial pela relação conflituosa que Padilha tinha com o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).
A presidente petista é um dos nomes de confiança de Lula. Gleisi foi uma das principais defensoras do presidente durante o processo da Operação Lava Jato —época em que assumiu o comando do PT, em 2017. Ela tem acesso ao presidente e proximidade com grande parte dos ministros.
A nomeação faz lembrar aquela trend que estava em alta nas últimas semanas, a do "primeiro você começa...". Só que neste caso, o que veio depois foi pior.