facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Abril de 2025
15 de Abril de 2025

14 de Abril de 2025, 18h:44 - A | A

PAPO RETO / PL DA CENSURA

Lula quer emplacar regulamentação das redes sociais

DO REPÓRTERMT



O Governo Federal vai buscar uma nova aproximação do Congresso Nacional nas próximas semanas para que a regulamentação das plataformas digitais volte a ser discutido pelo Legislativo Federal.

O secretário de Políticas Digitais da Presidência da República, João Bant, disse que a intenção do governo é que a legislação preveja a responsabilização civil das plataformas, que elas sejam obrigadas a atuar preventivamente para evitar a disseminação de conteúdo danoso e que atuem na mitigação dos riscos abrangidos pela sua atividade.

O Projeto de Lei 2.630/2020, conhecido como PL da Censura, já foi aprovado no Senado, mas está parado na Câmara dos Deputados justamente por falta de um acordo que permita o seu avanço. Curiosamente, o governo volta a defender o tema um ano antes da eleição presidencial de 2026.

Atualmente, as empresas respondem apenas ao Marco Civil da Internet, aprovado em 2014 e que prevê que só há responsabilização por conteúdo ofensivo ou danoso postados por usuários em caso de descumprimento de ordem judicial para remoção.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia