facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 24 de Abril de 2025
24 de Abril de 2025

24 de Abril de 2025, 11h:35 - A | A

PODERES / MENORES ASSASSINOS

Assis defende redução de maioridade penal após crime bárbaro contra adolescente em Cuiabá

Heloysa foi espancada e morta em Cuiabá. Dois menores participaram do crime cruel.

DO REPÓRTER MT



O deputado federal por Mato Grosso, Coronel Assis (União) durante sessão nesta quarta-feira (23), na Câmara Federal, voltou a defender o debate da redução da maioridade penal, após o crime bárbaro cometido contra a adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, 16 anos, em Cuiabá.

Além de Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, apontado como mentor do crime, a polícia prendeu um jovem de 18 anos que é filho de Benedito e apreendeu dois menores de idade, um de 16 e outro de 17 anos.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Em Brasília, Assis enalteceu o trabalho das forças de segurança de Mato Grosso que em poucas horas conseguiu desvendar o crime e deter todos os suspeitos do homicídio praticado contra Heloysa.

“Aqui, fica a reflexão: até quando esse país vai fixar fugindo da discussão da maioridade penal? Um marmanjo de 17 anos que tem a capacidade de sequestrar, matar asfixiando uma menina de 16 anos, amarrar o seu corpo e jogá-la no poço, tem que ter o mesmo tratamento que um criminoso com idade para responder pelos seus atos”, disse o parlamentar.

O federal ainda acrescentou a sua crítica ao sistema penal alegando que não é falta de oportunidade que faz jovens entrarem para o crime, mas sim, a falta de punição no condigo penal.

O crime

Heloysa e a mãe foram vítimas de um crime cruel arquitetado por Benedito, que era namorado da mãe da adolescente. Crimonosos invadiram a casa delas no bairro Morada do Ouro, espancaaram a menina e a mataram por asfixia. Depois a vítima foi jogada em um poço. A mãe também foi espancada. Os criminosos simularam um assalto e fugiram levando um carro modelo HB20. 

O veículo, identificado por câmeras de segurança, seguiu para o Bairro Ribeirão do Lipa, onde as buscas foram intensificadas pelas equipes do 3º e 10º Batalhão da Polícia Militar, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

O corpo da adolescente foi encontrado coberto por um lençol, dentro de um poço na região. Ela estava com as pernas e mãos amarradas.

As forças de segurança continuaram em busca dos envolvidos no crime e localizaram dois suspeitos ainda no Bairro Ribeirão do Lipa. Eles tentaram fugir pulando os muros das residências. Um deles, um adolescente de 17 anos, foi detido no local. 

Ele revelou que outras três pessoas participaram do crime, inclusive o padrasto da vítima, sendo localizado pela Polícia Civil, e o filho dele.

Maioridade penal

A maioridade penal refere-se à idade mínima em que uma pessoa é considerada responsável criminalmente, ou seja, pode ser punida por crimes como um adulto. No Brasil, essa idade é de 18 anos, conforme estabelecido na Constituição Federal.

Comente esta notícia

Entoni 24/04/2025

Esse é um sonho de todos cidadão de bem desse país, mas infelizmente os políticos ficam só na conversa, esperando acontecer sempre mais casos como este, menores sendo corrompidos e praticando crimes, até quando nós eleitores vamos tolerar isto, ta na hora dos políticos tomarem vergonha na cara e fazerem leis mais rígidas.

positivo
0
negativo
0

1 comentários