facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Outubro de 2024
06 de Outubro de 2024

06 de Outubro de 2024, 17h:18 - A | A

PODERES / 142º MUNICÍPIO DE MT

Boa Esperança do Norte elege primeiro prefeito; Caleb vence disputa com 56,03% votos

Após uma longa guerra judicial, a área territorial de Boa Esperança do Norte foi desmembrada dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã.

DO REPÓRTERMT



Os moradores de Boa Esperança do Norte (380 km de Cuiabá) elegeram neste domingo (6) o primeiro prefeito da cidade. Calebe Francio (MDB) foi eleito com 56,03% votos. O adversário, Demétrio Cavlak (DC), teve 43,97%. 

Após uma longa guerra judicial, a área territorial de Boa Esperança do Norte foi desmembrada dos municípios de Sorriso e Nova Ubiratã, o tornando o 142° município de Mato Grosso.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Calebe, de 43 anos, é agricultor e natural de Cuiabá. Nas Eleições 2024, concorreu pela coligação Trabalho e Compromisso com Boa Esperança, formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo União Brasil (União) e pelo Partido Liberal (PL). Jair Obregão (PL) é o vice na chapa. 

Município

O distrito de Boa Esperança do Norte foi desmembrado de Nova Ubiratã e Sorriso por meio de uma lei estadual, a 7.264 de 2000.

Porém, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso acatou o pedido feito por Nova Ubiratã e suspendeu a norma. No último parecer encaminhado ao STF, a Assembleia Legislativa defendeu que o tribunal apenas suspendeu a execução concreta da legislação, sem, contudo, declarar sua inconstitucionalidade. A mesa diretora também lembrou que a constitucionalidade da lei foi questionada no Tribunal de Justiça, em outra ação, a qual acabou sendo extinta sem julgamento do mérito.

Em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral autorizou a realização de eleição municipal em Boa Esperança do Norte, que atualmente possui cerca de 7 mil habitantes. Posteriormente, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, concedeu liminar favorável a Nova Ubiratã, suspendendo a criação do município e, consequentemente, a realização da primeira eleição para prefeito e vereadores.

Em outubro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para autorizar a criação do município de Nova Esperança do Norte.

Comente esta notícia