facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
15 de Janeiro de 2025

09 de Novembro de 2023, 11h:50 - A | A

PODERES / PARALISAÇÃO DOS GARIS

Dilemário: Prefeitura de Cuiabá deve R$ 46 milhões para empresa de coleta de lixo

Vereador destacou o serviço como essencial e destacou as condições de trabalho desses profissionais.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTER MT



O vereador Dilemário Alencar (Podemos) disse nessa quinta-feira (09) que a Prefeitura de Cuiabá possui uma dívida de R$ 46.083.518,59, com a empresa Locar Gestão de Resíduos, responsável pelo serviço de coleta de lixo na Capital.

Os garis que atuam em Cuiabá, assim como em Várzea Grande, cruzaram os braços desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, reivindicando o fim dos atrasos no pagamento dos salários e dos benefícios oferecidos à categoria. Segundo o sindicato dos profissionais, são aproximadamente 380 garis atuando nas duas cidades, sendo que a grande maioria trabalha em Cuiabá.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A informação que me chegou é que a Prefeitura está devendo para a empresa Locar, que é empresa é concessionária dos serviços de coleta de lixo, por volta de 46 milhões de reais”, disse o vereador.

Dilemário lembrou que é a segunda vez que a categoria paralisa os serviços em Cuiabá e citou “péssimas condições de trabalho”, como a falta de equipamentos de proteção individual.

LEIA MAIS - Garis cobram pagamento de salários atrasados e paralisam em Cuiabá e Várzea Grande

(Eles trabalham) Sem protetor solar, botas em péssimo estado de situação, luvas em péssimo estado de situação. A reclamação por parte deles é muito grande, devido a essa situação precária nas condições de trabalho. E eles, os garis, já afirmaram que não vão voltar enquanto não houver a regularização dos salários”, pontuou.

“Os garis prestam um serviço essencial, importantíssimo, porque a coleta de lixo é serviço essencial. Quando o lixo fica amontoado na frente de casas e de comércios, traz um transtorno enorme para a população. Então, os garis têm que ser valorizados, porque é um serviço pesado, insalubre que eles executam e é inadmissível que haja atrás de salários”, acrescentou.

Em nota divulgada mais cedo pela assessoria da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), a Prefeitura de Cuiabá disse que “o protesto dos servidores da empresa não é relacionado a administração de Cuiabá” e que já notificou a empresa para “o imediato reestabelecimento dor serviços em Cuiabá”.

Veja abaixo a nota na íntegra:

Nota à Imprensa
Quanto ao protesto de trabalhadores da Locar Gestão de Resíduos, a Empesa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) esclarece:
Notificou na manhã desta quinta-feira (9), a empresa Locar Gestão de Resíduos que atua no serviço de coleta na capital para o imediato reestabelecimento dor serviços em Cuiabá;
O protesto dos servidores da empresa não é relacionado a administração de Cuiabá e inclui os trabalhadores que atuam também no município vizinho, Várzea Grande.
Notificamos para retorno das atividades na capital e solicitação à administração da empresa Locar que mantenha uma força-tarefa garantindo a completa remoção dos resíduos sólidos para que não haja prejuízo para cidadão cuiabano.

Comente esta notícia

Márcio Flow 09/11/2023

Este vereador é um fanfarrão , só aparece com denúncia quando a vaca já foi foi pro brejo !! Fiscalizar e serviço deles antes / durante / depois . Sobre a paralisação , a cidade ja estava imunda, abandonada a tempos por está Adm calamitosa, o que já era esperado por muitos !! Menos para os apoiadores do Neneu

positivo
0
negativo
0

1 comentários