facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 18 de Setembro de 2024
18 de Setembro de 2024

12 de Setembro de 2024, 16h:32 - A | A

PODERES / INTERNET VIA SATÉLITE

Em ofício, Fiemt alerta Moraes sobre impactos sociais e econômicos que suspensão da Starlink pode causar no Brasil

Provedor de internet via satélite entrou na mira do ministro Alexandre de Moraes após embates com dono do X.

APARECIDO CARMO
DO REPÓRTERMT



O presidente em exercício da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), Gustavo Pinto Coelho de Oliveira, encaminhou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alertando sobre a “profunda preocupação” do setor com a possibilidade de suspensão dos serviços da empresa Starlink no Brasil.

A empresa pertence ao bilionário Elon Musk e teve as contas bancárias bloqueadas por ordem de Moraes para garantir o pagamento das multas impostas à rede social X (antigo Twitter), que foi bandida do país no último da 30 de agosto. A decisão foi amplamente contestada na sociedade civil porque as duas empresas são autônomas uma da outra, tendo Musk como um dos acionistas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

LEIA MAIS - Ministro Alexandre de Moraes manda derrubar ‘X’ no Brasil

“Como representante do setor produtivo de Mato Grosso, a FIEMT reconhece a importância de garantir o cumprimento das leis e decisões judiciais. No entanto, consideramos fundamental que, em situações excepcionais como esta, sejam ponderados os impactos sociais e econômicos de medidas que afetem serviços essenciais para a população, especialmente em regiões remotas do país”, diz a carta.

No documento, a entidade trata a suspensão da Starlink como “iminente” em razão da situação financeira da companhia após os bloqueios nas contas. A Starlink oferece o serviço de internet via satélite a baixo custo, que beneficia principalmente regiões afastadas e pouco populosas que não interessam às companhias telefônicas tradicionais. “No estado de Mato Grosso, a empresa tem se mostrado uma aliada importante para o desenvolvimento de setores chave da economia, como a saúde e o agronegócio”, destaca o documento.

LEIA MAIS - Musk chama Moraes de “canalha”

O ofício cita como exemplos práticos de serviços que serão afetados pela decisão os serviços de telemedicina do Sesi-MT, que oferece atendimentos médicos em regiões remotas do estado, assim como o agronegócio, que depende da conexão à internet para aumentar sua produtividade.

O documento prossegue destacando que a conectividade digital é um “catalisador para o desenvolvimento social e econômico” e tem reflexos positivos em diversos setores, como a educação, a logística e o empreendedorismo.

LEIA MAIS - Musk acusa Moraes de corrupção extrema

“Diante do exposto, solicitamos respeitosamente que Vossa Excelência considere os impactos sociais e econômicos da uma eventual suspensão dos serviços da Starlink no Brasil, em especial nas regiões mais remotas do país. Acreditamos que a busca por soluções que garantam o cumprimento das decisões judiciais deve ser conciliada com a preservação de serviços essenciais para a população e para o desenvolvimento econômico do país”, conclui o documento.

Suspensão do X

Desde o último dia 30 de agosto a rede social X está banida do Brasil. A decisão é do ministro Alexandre de Moraes, que entendeu que a empresa não estava cumprindo as determinações judiciais proferidas por ele.

LEIA MAIS - Oposição protocola novo pedido de impeachment de Moraes

Além disso, a empresa estava sem representante oficial no país, o que é uma determinação prevista no Marco Civil da Internet.

Em sua defesa, Elon Musk afirmou que as decisões de Alexandre de Moraes são ilegais e classificou o ministro como “ditador”.

Comente esta notícia

Dizonet Alves de lima 14/09/2024

Brasil é a segunda Venezuela onde se mata e prendo os adversários políticos PT é o Hamas brasileiro Os três poderes da república são formados e comandados. Por bandidos STF formado por advogados de porta de cadeia. Esse é o Brasil

positivo
8
negativo
3

OXIURANOS 14/09/2024

3 PoDERES HOJE 3 GRANDES DESGRACAS DO BRASIL.NINHO DE PÁRIAS.

positivo
9
negativo
2

Leandro 14/09/2024

Kkkkk pelos comentários acima expostos, agora percebo pq a país está deste jeito. As criaturas não conhecem nem as leis do país em vivem e nem buscam saber antes de dar suas abalizadíssimas opiniões. Por isso os postes estão a mijar nos cachorros. Kkkkkkk

positivo
11
negativo
9

Ademir Santos da Silva 13/09/2024

O que esperar de um País, onde o Chefe do Executivo é um ex presidiário, uma Suprema Corte sem moral. UMA BAGUNÇA GERAL.

positivo
17
negativo
3

wilson Goncalves de Oliveira 13/09/2024

Alexandre de Moraes, vc e um cancro no Brasil. Se enxerga .

positivo
16
negativo
4

Alfredo Santa Rita 13/09/2024

Decisões monocráticas tem que ter limite, decisões plenárias que afeta todo país ou q deixe em dúvida qq seguimento, tem que ser apreciada pelo Congresso Nacional em 30 dias. A justiça não pode tomar decisões que afetem todo país sem homologação do Congresso Nacional.

positivo
22
negativo
8

6 comentários