FERNANDA ESCOUTO
VANESSA MORENO
Questionado sobre a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP), que acontecerá em novembro em Belém, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que o debate sobre políticas ambientais está perdendo a relevância, pois grandes nações “esvaziaram” a pauta, como por exemplo os Estados Unidos.
“É um importante fórum mundial sobre meio ambiente. Esse ano ele está muito esvaziado, porque os Estados Unidos já ligaram o ‘F’ para essa questão ambiental e isso acaba esvaziando a agenda. Tem grandes empresas americanas que estão saindo da pauta ambiental. Então, é um novo cenário que tem que ser analisado”, disse.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme Mauro, o Estado ainda não tem definido os temas que serão levados à COP. Segundo ele, é preciso primeiramente uma discussão interna com o setor produtivo.
“Nós vamos dialogar internamente dentro do governo, com o setor produtivo e tirar uma posição de Mato Grosso”, pontou.
“Eu não vou lá ficar falando ‘sopa de letrinhas’. Estou cansado de ficar com essa conversa fiada, blá, blá, blá, jogando para a galera. O Brasil é um país que tem grandes ativos ambientais. Mato Grosso é importante para o Brasil, para o mundo na produção de alimentos. Nós temos que ser respeitados por isso. A agricultura que nós temos aqui, talvez nem uma região do planeta tenha”, completou.
A COP 2025 está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém, no Pará, segundo o anúncio da ONU em 18 de maio de 2023.