facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 21 de Agosto de 2024
21 de Agosto de 2024

07 de Julho de 2024, 08h:07 - A | A

PODERES / APÓS ATENTADO

Presidente da OAB-MT cobra penas mais duras para quem matar advogados

A declaração acontece após o advogado Ricardo Nery ter sido baleado e morto em frente de seu escritório em Cuiabá.

DO REPÓRTER MT
DO REPÓRTERMT



A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, defendeu em entrevista coletiva na manhã deste sábado (6), leis mais rígidas contra quem cometa crimes contra advogados. A declaração foi feita após o advogado Ricardo Gomes Nery, de 75 anos, ter sido assassinado a tiros em frente de seu escritório na Avenida Fernando Corrêa.

LEIA MAIS - Presidente da OAB-MT define comissão para acompanhar investigações sobre assassinato de advogado

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

LEIA MAIS - Ex-presidente da OAB-MT é alvo de atentado a tiros em Cuiabá

Durante a entrevista, Gisela relembrou alguns casos de violência contra advogados, como o assassinato de Roberto Zampieri, morto na frente de seu escritório em Cuiabá. Já em abril deste ano, um advogado de 32 anos também sofreu, pela segunda vez em menos de um ano, tentativa de homicídio em Várzea Grande.

O advogado convive com os mais diversos tipos de conflitos. E o conflito por si só pode gerar situação de risco. Nós precisamos de mais segurança. A Ordem é a voz da sociedade civil organizada e então nós buscamos pela segurança pública da nossa sociedade, por isso, estamos cobrando medidas efetivas para proteger a advocacia”, reforçou a presidente da OAB-MT.

No Congresso Nacional tramitam dois projetos de lei (PL) que visam garantir proteção à advocacia. O PL 5109/2023 propõe a garantia de concessão imediata de medidas de proteção pessoal às advogadas e advogados que sofrem agressões durante o exercício da profissão.

Outro projeto é o PL 212/2024, que visa incluir a tipificação do homicídio qualificado contra o advogado e estabelecer causa especial de aumento de pena quando a lesão for praticada contra o advogado no exercício da função ou em decorrência dela.

Nós temos mais um advogado vítima de crime, isso nos preocupa e traz indignação. A advocacia é um dos atores do sistema de Justiça e precisamos de proteção. Os advogados, de forma geral, convivem com os mais diversos tipos de conflitos”, pontuou.

Comente esta notícia

Giraldi 07/07/2024

Faltou um um pouco de empatia dessa presidente da OAB, devemos ter então uma hierarquia para os membros superiores do judiciário para quem cometer crimes contra eles, aqui é um estado isonômico, deve morar em uma caixa de petulância.

positivo
7
negativo
0

Rogério 07/07/2024

Advogado é um ser superior aos demais homens? Penas severas para todos e não por matar deuses superiores a nós simples mortais.

positivo
7
negativo
0

Francisca Batista de Souza 07/07/2024

Pena maior só pra advogado, e as outras pessoas não merecem?

positivo
6
negativo
0

Alfredo Carvalho 07/07/2024

Olha so, tenho 2 filhos advogados, mas pedir penas mais duras pra quem mata advogados é discriminação e segregação dos demais indivíduos. Menos dra menos peça leis mais duras para qualquer ato criminoso, isso sim.

positivo
6
negativo
0

4 comentários

1 de 1