JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT
Um adolescente de 12 anos foi apreendido e um rapaz de 23 foi preso nessa quarta-feira (12) acusados de serem responsáveis por criarem perfis nas redes sociais e divulgar ameaças de massacres contra escolas, em Diamantino e Feliz Natal (208 e 536 km de Cuiabá, respectivamente.)
De acordo com a Polícia Civil, o adolescente de 12 anos assumiu aos investigadores que criou o perfil nas redes sociais e fez as ameaças. Ele alegou ser ‘apenas brincadeira’.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ele foi conduzido para a delegacia de Diamantino, ouvido pelo delegado Marcos Bruzzi e autuado pelo Artigo 41, da Lei de Contravenções Penais, que é cometer ato capaz de causar tumulto ou pânico.
Leia mais - Polícia Civil apura autorias de mensagens contra escolas e responsáveis serão autuados
Já o criminoso de 23 anos foi pego em Feliz Natal por policiais da delegacia de Sinop. Sua identificação foi feita em colaboração da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e do Núcleo de Inteligência da Regional.
Com ele, foi apreendido um celular, que passará por análise técnica. Ele também responderá pelo crime previsto no Artigo 41 da legislação, que é provocar ato que cause pânico ou tumulto.
A Polícia Civil reitera que tem atuado de imediato para reprimir as condutas criminosas e pessoas podem ser presas ou apreendidas em qualquer momento em virtude da divulgação de mensagens falsas e que causam tumulto ou pânico.
As ações investigativas são executadas com foco na repressão às divulgações de ameaças em redes sociais envolvendo, especialmente, unidades escolares de Mato Grosso, lembrando que a internet não é terra sem lei e quem age desta forma será identificado e devidamente responsabilizado criminalmente.
Denúncias podem ser encaminhadas aos números 197 ou 181 da Polícia Civil e também ao Whatsapp da DRCI: (65) 99973-4429.