Um drone, oriundo de apreensão feita na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), localizada em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), foi entregue para o Serviço de Operações Especializadas (SOE), na manhã desta segunda-feira (15). O equipamento havia sido doado pela unidade penal para a Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) que, por meio do secretário adjunto, Jean Gonçalves, foi destinado à unidade especializada.
O veículo aéreo não tripulado vai auxiliar as ações realizadas pela equipe de operações especiais no âmbito penal. Para o Gerente do SOE, Edson Cassimiro da Silva filho, será um reforço importante para as ações de segurança no estado.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Este equipamento é de grande valia, pois auxiliará nas buscas e recapturas de foragidos em terrenos de difícil acesso, e também nas operações integradas com as demais forças de segurança”, explicou.
Levando em conta o atual cenário, em que as visitas presenciais estão suspensas nas unidades prisionais de Mato Grosso, e das dificuldades de fraudar a segurança, a única maneira encontrada pelos criminosos para tentar arremessar materiais ilícitos é a utilização dos drones. O controle é feito de forma remota e o aparelho é apto também para fazer fotos e vídeos.
Diante dessa realidade, inúmeras ações preventivas para coibir a entrada dos materiais ilícitos já foram realizadas, tais como: instalação de telas, cerca no perímetro externo da unidade e alambrados em toda a unidade penal. Ainda é feita a vigilância ostensiva pelos policiais penais nas torres e realizadas rondas diurnas e noturnas.
Todas essas ações têm resultado em apreensões de grandes quantidades de drones, substâncias ilícitas e aparelhos celulares acoplados aos equipamentos. Além disso, auxiliam na prisão em flagrante dos suspeitos que estão em campana pilotando esses objetos.
“Esta é mais uma ação que reforça a parceria e integração entre as instituições. Nos últimos dois anos, a Penitenciária da Mata Grande já doou aproximadamente 30 drones para as forças de segurança de Mato Grosso”, ressaltou o diretor da unidade penal de Rondonópolis, Ailton Ferreira.
(Sob supervisão da jornalista Nara Assis)