JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTERMT
Vídeos gravados pelos próprios bandidos mostram as escavações do túnel em direção a uma das alas da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá. O túnel foi descoberto pela Polícia Civil em setembro de 2022. Na ocasião, nove pessoas foram presas em flagrante e três adolescentes apreendidos.
Nas imagens, divulgadas pelo G1 Mato Grosso, os escavadores são vistos em ação. Eles retiram barro e baldes de água, já que o túnel estava alagado. O túnel, segundo a Polícia Civil, tinha cerca de dois metros de profundidade e quase 40 metros de extensão.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme o delegado Frederico Murta, da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), os criminosos teriam atingido uma galeria de esgoto.
“A parte estrutural ficou muito aquém. Assistiram muita Netflix. Eles estavam em uma situação periclitante. Acredito que eles tenham atingido uma galeria de esgoto, o túnel estava com muita dificuldade de bombear água. Eles estavam trabalhando nos últimos dias ali com parte do corpo submerso no esgoto, então acredito que eles não conseguiriam chegar e aquela estrutura poderia ruir a qualquer momento”, salienta.
O túnel estava sendo escavado por 12 pessoas, todas do Piauí, experientes em escavações de garimpos. Eles foram contratados para fazer o túnel em direção à PCE para uma fuga em massa de presos, mas o plano foi frustrado.
Veja vídeo:
Prisões
Nessa quarta-feira (25), a GCCO deflagrou a Operação Armadilho contra integrantes da organização criminosa responsável pela execução do plano de fuga.
Segundo a Polícia Civil, cinco pessoas foram presas. Três delas são de Rondonópolis, uma delas é um detento da PCE e outro é da Bahia. Um dos que foram pegos em Rondonópolis é um engenheiro.
Frederico Murta explicou ainda que a polícia chegou no engenheiro após rastrear a origem da compra dos maquinários.
“O engenheiro foi identificado por meio de várias compras que foram realizadas, várias caixas d’água estavam sendo utilizadas, maquinários, a conta dele foi bastante utilizada e ele mantinha com contato direto com outros envolvidos”, afirmou.
O delegado acredita ainda, que o engenheiro possa ter projetado o túnel.
“Essas informações agora do envolvimento específico de cada um a gente vai poder esclarecer agora na conclusão do inquérito. Mas acreditamos que isso é que tenha acontecido [ele ter projetado o túnel]”, explicou.