REPÓRTER MT
Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra o momento em que os dois detentos, identificados como Gilmar Reis da Silva e Thiago Augusto Falcão de Oliveira, fugiram do Centro de Reabilitação Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Eles escaparam no dia 14 de julho de 2023 com a ajuda do então diretor da penitenciária, o policial penal Adão Elias Junior, e do policial penal Léo Márcio da Silva Santos.
Adão e Léo foram presos na segunda-feira (14), durante a Operação Shadow, deflagrada pela Polícia Civil. Já os presidiários continuam foragidos.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
LEIA MAIS: Ex-diretor de penitenciária é preso por facilitar fuga de líder de facção
Segundo a polícia, Gilmar, também conhecido como "Vovozona", é considerado criminoso de alta periculosidade e apontado como líder de facção na região sul de Mato Grosso. Ele responde ainda pelo crime de homicídio.
Thiago Augusto Falcão de Oliveira é autor de um homicídio em Chapada dos Guimarães, além de outras quatro mortes em Planalto da Serra.
A investigação, conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Gerência Estadual de Polinter (Gepol), apurou que no dia em que os dois fugiram, ocorreu uma movimentação atípica dentro da penitenciária, quando o presidiário Thiago e o policial penal Adão se encontraram em uma sala não monitorada, onde possivelmente foi realizado o acordo e assinatura do termo de saída dos dois detentos da unidade prisional.
Devido à sua alta periculosidade, Gilmar não deveria ter permissão para sair da unidade prisional, porém, após a autorização assinada, o criminoso se escondeu atrás de uma parede onde ficam os presos que trabalham extramuro, até o momento em que entrou na caminhonete F-250 acautelada do Sistema Penitenciário.
A caminhonete, conduzida pelo policial penal Léo Marcio, que saiu com os dois detentos do presídio, apresentava problemas mecânicos no dia dos fatos. Foi decidido durante o trajeto que o trio trocaria de veículo, buscando uma caminhonete Toyota Hilux pertencente ao criminoso Gilmar, com o objetivo de dar continuidade ao plano.
A troca de veículos seria para que policial penal deixasse a caminhonete do Sistema Penitenciário na oficina e ainda tivesse um veículo para realizar os trabalhos da unidade prisional, no período da tarde, a fim de despistar a fuga.
Os criminosos buscaram a caminhonete Hilux na residência do faccionado, em um prédio nas proximidades do Shopping Goiabeiras. Naquela ocasião, os dois reeducandos seguiram sozinhos no veículo. Em seguida, foram até a oficina, onde encontraram novamente com o policial penal e seguiram para uma churrascaria na Avenida Miguel Sutil, na Capital.
LEIA MAIS: VÍDEO: Policial penal e presos almoçaram em churrascaria após fuga da penitenciária de VG
Veja as imagens da fuga: