facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 04 de Novembro de 2024
04 de Novembro de 2024

03 de Novembro de 2024, 17h:30 - A | A

VIVA MAIS / SAIBA QUANDO OPERAR

Endócrino: Apenas 10% dos nódulos na tireoide são indicativos de câncer

Segundo a doutora Claudia Santana, os nódulos são extremamente comuns, principalmente nas mulheres, e, mesmo após serem identificados, eles passam por uma análise clínica que vai apontar se são malignos ou não.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Para muitas pessoas, ouvir a palavra "nódulo" causa arrepios e está sempre atrelada a doenças perigosas, como por exemplo o câncer. Mas, segundo a endocrinologista Claudia Santana, os nódulos são extremamente comuns, principalmente nas mulheres, e podem ser identificados facilmente pelo exame de ultrassom. E, mesmo depois de serem identificados, ainda são analisados alguns fatores que vão dizer se esse nódulo é maligno e precisa realmente ser operado.

Nesta edição da coluna Viva Mais, a doutora explica que na tireoide, por exemplo, apenas 10% dos nódulos são indicativos de câncer.

“Não fique desesperado se você foi diagnosticado com um nódulo na tireoide porque na grande maioria das vezes, mais de 90% são benignos e eles vão ficar quietinhos aí, te acompanhando para o resto da vida”, tranquiliza a especialista.

Confira:

Comente esta notícia