KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
Para muitas pessoas, ouvir a palavra "nódulo" causa arrepios e está sempre atrelada a doenças perigosas, como por exemplo o câncer. Mas, segundo a endocrinologista Claudia Santana, os nódulos são extremamente comuns, principalmente nas mulheres, e podem ser identificados facilmente pelo exame de ultrassom. E, mesmo depois de serem identificados, ainda são analisados alguns fatores que vão dizer se esse nódulo é maligno e precisa realmente ser operado.
Nesta edição da coluna Viva Mais, a doutora explica que na tireoide, por exemplo, apenas 10% dos nódulos são indicativos de câncer.
“Não fique desesperado se você foi diagnosticado com um nódulo na tireoide porque na grande maioria das vezes, mais de 90% são benignos e eles vão ficar quietinhos aí, te acompanhando para o resto da vida”, tranquiliza a especialista.
Confira:
eu 07/11/2024
Doutora, vou contar o meu caso. Há vários anos descobri que tinha um nódulo na tireoide, vinha acompanhando fazendo exames rotineiros, e ele foi crescendo, fiz duas pulsões para saber se era Benigno ou Maligno, ambos deram Benigno. Resolvi fazer a abrasão da tireoide e ao invés de diminuir ele começou a crescer mais, então resolvi fazer a cirurgia de retirada da tireoide e para minha surpresa o nódulo era maligno, fiz o tratamento com iodo radioativo. Agora fiquei me questionando até que ponto os exames são seguros? Podemos confiar? No mundo em que vivemos onde a tecnologia e a evolução não deveriam ser mais seguras?
1 comentários