MAYARA MICHELS
Um levantamento feito pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), apontou que o veículo mais roubado em Cuiabá e Várzea Grande, é o Gol, com 22% dos casos, seguido da picape Strada, da Fiat. O levantamento foi feito apenas nos três primeiros meses do ano. Foram 337 carros roubados ou furtados no período. A caminhonete F-1000, Fiat Uno e o Corsa também estão entre os mais roubados.
Semestre
Até o dia 30 de junho foram registrados 703 carros roubados. A Derfva apontou que os bairros em que ocorrem com frequência roubos pela ordem de casos são: Morada da Serra, Centro, Jardim Glória e o Mapim, em Várzea Grande.
De acordo com o delegado da Derfva, Diogo Santana, no caso do Gol, o destino é basicamente, venda para outros estados ou desmanche. Os veículos são vendidos com placas clonadas ou adulteradas e quando vão para fora, na maioria caminhonetes, são trocados por drogas. “Veículos mais velhos são roubados para desmanche. Algumas peças não são encontradas mais no mercado. Os carros com carroceria, na maioria dos casos, são levados para Bolívia”, disse o delegado.
Cuidados
Segundo o chefe de operações da Derfva, Luciano Testa, a maioria dos registros é de roubos à mão armada. “Os motoristas precisam tomar muito cuidado. Antes de entrar no veículo, prestar atenção em quem está próximo, e ser rápido. Já para descer do carro, ou até mesmo entrar em uma garagem, vigiar o local e, se for preciso, dar a volta no quarteirão para ver se não há suspeitos”, orientou o policial.
Para evitar os furtos, a polícia orienta a estacionar veículo em locais com grande fluxo de pessoas, com claridade e, se possível, na visibilidade de alguém, como em frente a portarias com vigilantes.