ALINE FRANCISCO
DA REDAÇÃO
O apagão registrado no sábado (29), por volta das 19h, em várias localidades de Cuiabá, deixou sem energia 141.187 mil consumidores. Com períodos que variaram de 10 minutos a uma hora, as luzes de bairros da Capital e da cidade de Chapada dos Guimarães, permaneceram completamente apagadas.
Por meio de nota, a Rede Cemat explicou que o problema foi ocasionado devido o de um cabo de alta tensão na linha que vai da usina Casca III, em Chapada, até a subestação Barro Duro, em Cuiabá. Além disso, a empresa registrou defeito interno na SE Barro Duro, provavelmente ocasionado por descarga atmosférica.
O levantamento publicado pela Cemat explicou que as ocorrências provocaram o desligamento da subestação Barro Duro e de A interrupção começou às 19h09 e durou 10 minutos para os bairros da região do Coxipó e Cidade Alta.
Já para os bairros da região do Bosque da Saúde, Canjica e Lixeira, a interrupção durou cerca de uma hora. O transformador do CPA foi normalizado às 20h56. Em cerca de uma hora, 67 % dos clientes estavam com a energia restabelecida.
Em Chapada dos Guimarães, a energia foi restabelecida às 23h07, após o reparo da linha de alta tensão.