facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Janeiro de 2025
22 de Janeiro de 2025

27 de Agosto de 2012, 10h:04 - A | A

CIDADES / FRENTE FRIA

Temperatura cai e pega cuiabanos de surpresa nesta 2ª

A baixa temperatura é em decorrência de uma frente fria que vem da região Sul do país que dura até 4ª feira

LAÍS FERREIRA



Conforme previsão do setor de observação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os cuiabanos deverão enfrentar o frio até a próxima quarta-feira (29). A baixa temperatura é em decorrência de uma frente fria que vem da região Sul do país.


A massa de ar deverá alterar o termômetro nessa terça-feira (28), quando a temperatura máxima é de 26°C e mínima de 15°C; durante o dia o tempo ficará parcialmente nublado com névoa seca. Já na quarta-feira (29), a máxima prevista é de 32°C e mínima de 16°; o tempo permanece parcialmente nublado com névoa seca. Na quinta-feira (30), a máxima é de 36°C e mínima de 17° e na sexta-feira (31) a temperatura máxima é de 36°C e mínima de 20°C.  


Apesar da atual mudança, não há previsão de chuva. A cidade deverá enfrentar mais duas semanas de clima seco.  A diretora do 9º distrito do Inmet, Marina Conceição Padilha, disse ao RepórterMT que o clima seco é característico da Capital, pois as estações  predominantes são a de seca ou chuvosa. A predominância do clima seria em função da localização geográfica da cidade.


ORIENTAÇÕES

A especialista em saúde da família Vanja Bonna afirmou que além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele. A garganta pode ficar seca, a voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação na faringe.


Ela orientou sobre alguns cuidados que seriam fundamentais para enfrentar o clima seco e manter a saúde em plena forma. Segunda a ela, é aconselhável ingerir diariamente dois litros de água, usar soro fisiológico nas narinas, hidratante no corpo, lavar bem os olhos, evitar sair entre os horários de 10h até às 16h.

 

 

Comente esta notícia