MÁRCIA MATOS
DA REDAÇÃO
O chefe do Ministério Público de Mato Grosso, o procurador-geral de Justiça José Antônio Borges criticou, em entrevista ao Conexão Poder, a liberação da posse ou porte de armas no Brasil, até mesmo para prática de tiro esportivo, por considerar que o aumento da circulação de armas gera falsa sensação de segurança e causa mais assassinatos e mortes acidentais.
“Há estudos que a cada 2% de armas circulando, aumenta 1% de morte no país com acidente de armas. Então temos que ter a cultura da paz. Quem tem que ter armas é a polícia. Já temos uma pandemia. O Brasil tinha baixado rap 52 mil mortes por ano, mas já chegamos a 60 mil mortes por ano, de homicídio. Mais 40 mil mortes por acidentes de trânsito. Por ano morrem nesse país 40 mil de trânsito e 60 mil por armas de fogo. Essa liberdade total para a pessoa fazer o que quiser, ele não está fazendo só com ele próprio. Isso tem consequências para a sociedade”, disse.
O procurador representou junto à Procuradoria Geral da República pedido para que seja anulado o decreto presidencial que permite adolescentes de 14 a 18 anos praticarem tiro esportivo. A medida ocorreu após a morte da adolescente Isabele Guimarães, atingida por um tiro na cabeça, quando estava com a amiga, também adolescente, que praticava tiro esportivo. Borges argumenta que menor de idade não tem preparo psicológico formado para manusear armas. Ele também apontou que as armas de colecionadores, como as encontradas nas casas das famílias envolvidas neste caso, podem ir parar nas mãos de bandidos.
Renan strobel 08/08/2020
Argumento fraco de gente fraca que nao sabe o que fala, infelizmente existe esses ignorantes uteis que por causa de um curriculo ou por ser autoridade acham que tem argumento suficiente pra falar sobre posse e porte, muito facil ele falar que é contra a posse e porte de arma de fogo quando se tem seguranças 24horas por dia e armados, muito facil falar que é contra. Gostaria de saber desse chefe do MP se ele toparia andar com segurança desarmado(sem armas de fogo). Infelizmente tem pessoas que vão acreditar nessa pessoa só por causa do cargo dele, nem sequer ele apontou onde esta essa pesquisa! Sem contar que é irrelevante falar sobre acidentes domésticos quando a estatística mostra que arma de fogo é ultimo da lista em causador de acidentes domesticos. E nada tem a ver o cidadão de bem que queria e tem o seu direito natural de se defender, gostaria aue ele apontasse um estatística que mostra o quanto esses cidadãos de bem com armas legalizadas praticaram homicídios dolosos, me aponte aí senhor chefe do MP, fico no aguardo. #direitodemedefender#queromedefender
Rodrigo 05/08/2020
Impressionante a falta de conhecimento(ou má fé) de um Procurador de Justiça! Gostaria que ele mostrasse que estudo é esse e quais os critérios utilizados! Se o MP não soltasse tantos marginais, já ajudaria na redução do índice de criminalidade! Não é sobre armas, é sobre Liberdade!!!!
2 comentários