JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT
O advogado Marcus Vinicius Borges, 37 anos, ficou na bronca com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Cuiabá (OAB-MT), após o órgão suspender preventivamente a sua inscrição. Ele lembrou que quando sofreu uma tentativa de homicídio, dentro de seu escritório, no dia 23 de março, em Sinop (500 km de Cuiabá), a OAB não se manifestou.
Marcos é conhecido por atuar na defesa de um dos autores da chacina que aconteceu em Sinop no dia 21 de fevereiro, após uma briga por causa de sinuca. Nessa quinta-feira (03), o advogado teve seu registro suspenso após se negar a apagar do Instagram fotos em que aparece "ostentando" com um carro conversível.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Ao RepórterMT, Marcos disse que ficou ‘decepcionado’ com a OAB, que, segundo ele, não deu o amparo necessário quando sofreu a tentativa de homicídio em seu escritório. “Vamos ser bem sinceros, vamos ser francos. Quando eu sofri a tentativa de homicídio, alguém viu a OAB se manifestar? A OAB deu algum amparo? Isso que eu sofri a tentativa de homicídio, no exercício da profissão. Os meus momentos de lazer com meu veículo não são no exercício da profissão”, disparou.
Leia mais sobre o caso - OAB suspende registro de advogado após se negar a remover fotos "ostentando" nas redes
“Minha maior decepção quanto à instituição da OAB é o que todo mundo na internet está falando. Que faltou apoio quando eu sofri a tentativa no exercício da profissão, e agora que eu estou usufruindo dos meus bens fora do exercício da profissão, eles estão fazendo essa proibição. Estão tirando o meu direito à liberdade”, acrescentou.
O advogado reiterou que acha a decisão inconstitucional. “Para mim essa decisão é uma decisão inconstitucional. Isso aí não é desrespeitar a dignidade da advocacia”.
“E eu não sou um cara que tem soberba, eu não sou metido, não me acho nada disso. Mas eu sou um advogado aqui de Mato Grosso que alcançou reconhecimento nacional, que apareci em um dos maiores veículos jornalísticos do Brasil. Eu fui convidado para fazer clipe e tive pessoas que, nem daqui não são, que tatuaram meu nome. Então isso aí não é uma vergonha para a profissão, pelo contrário, isso aí demonstra o reconhecimento que eu conquistei, inclusive também com a profissão”, salientou.
Marcos Vinicius é advogado criminalista e, depois de atuar em dois casos de grande repercussão, entre eles na defesa de um dos autores da chacina que aconteceu em Sinop no dia 21 de fevereiro, após uma briga por causa de sinuca, ganhou as páginas dos jornais por seu estilo “diferente”.
Ele também ficou conhecido por defender o apresentador de TV Lucas Ferraz, condenado por agredir física e psicologicamente a namorada, Katrine Gomes.
Registro suspenso
Marcos Vinicius foi suspenso por “ostentação” compartilhada em suas redes sociais. Ele recebeu notificação da OAB, com base no art. 6º do provimento 205/2021 da Ordem, que dispõe que “fica vedada em qualquer publicidade a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão”.
Ao RepórterMT, o advogado afirmou que acha a decisão inconstitucional, não vai obedecer e que vai recorrer na Justiça Comum. “Para mim essa decisão é inconstitucional. Eu não vou retirar as publicações, a não ser que venha decisão judicial. Vou entrar em todas as esferas cabíveis e possíveis para fazer valer do meu direito. Afinal, eu sou um advogado”, disparou.
Apesar da suspensão, Marcos acalmou seus clientes e explicou que eles não vão ficar desamparados. “Todos terão o suporte pelo escritório, pelos outros profissionais. E nenhum precisa se preocupar. Inclusive, todos estão prestando todo apoio que existe”, concluiu.
Tentativa de homicídio
A tentativa de homicídio aconteceu dentro do escritório de Marcos Vinicius. Uma pessoa chegou e se identificou como cliente. Marcos Vinicius estava em uma chamada de vídeo e pediu que o suspeito o aguardasse e depois foi autorizada a entrada no escritório.
Ao mesmo tempo, um segundo criminoso entrou no escritório com arma de fogo em punho. O pai do advogado, que estava na empresa, tentou defender o filho e entrou em luta corporal com o suspeito armado.
Em seguida foram ouvidos os disparos na sala do advogado, que também estava em luta corporal com o primeiro suspeito que entrou no escritório. O homem também estava armado com revólver.
Marcos Vinicius foi socorrido pelo pai. A caminho do hospital, o advogado acionou a Divisão de Homicídios, da Delegacia da Polícia Civil de Sinop, e disse que foi vítima de tentativa de assassinato e informou que já estava a caminho da unidade de saúde.
Os dois bandidos foram presos dias após o crime. Marcos Vinicius chegou a ser internado no hospital Dois Pinheiros, e foi liberado duas semanas depois.
Fenix 05/08/2023
ASSIM FOI SATANÁS NO EDÉN QUANDO SE ENCHEU DE SOBERBA E TENTOU SE APODERAR DAQUILO QUE O TODO PODEROSO TROXE A EXISTENCIA. LOGO, UM QUE FOI CRIA DA OAB SE REBELA CONTRA AQUELE QUE LHE DEU EXISTENCIA COMO ADVOGADO.
Benedito da costa 05/08/2023
Advogado! Os caras da OAB estão com inveja de voce que mostra o que tem e o que é.
2 comentários