DO REPÓRTERMT
Ao menos 10 bairros de Cuiabá ainda enfrentam problemas com o fornecimento de água, em razão de uma falha no sistema elétrico da captação de água bruta das Estações de Tratamento de água (ETA) Lipa e Central, registrada no domingo (17). Além disso, situações de vazamento, ligação clandestina e furto de equipamentos também foram identificadas e acabaram afetando o abastecimento na capital.
Conforme a Águas Cuiabá, o abastecimento de água nas comunidades atendidas pela Estação de Tratamento (ETA) Central já está 90% normalizado.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
A concessionária informou que a recarga da pressão na distribuição pode acarretar algumas quebras de tubulações, mas processo de pressurização subterrâneo está sendo monitorado pela equipe técnica.
Leia mais - Abastecimento de água começa a ser retomado em 137 bairros de Cuiabá
A Águas Cuiabá conta ainda com o alerta da população para a identificação de vazamentos e a comunicação à empresa o mais rapidamente possível.
Confira a situação em cada um dos quatro sistemas de abastecimento da cidade:
• Sistema Sul: equipe da Águas Cuiabá efetuou o reparo de adutora no Coophema, após o registro de um vazamento, que impactou o atendimento ao residencial São Gonçalo III. Rede se encontra em pressurização.
• Sistema Tijucal: uma ligação clandestina foi flagrada em área não regularizada no Brasil 21. O vazamento provocado prejudicou o abastecimento à região do bairro Osmar Cabral. Também no mapa do Sistema Tijucal, o abastecimento ao Jardim Umuarama foi impactado pelo furto de equipamentos elétricos. Autoridades policiais foram acionadas pela concessionária e o reparo necessário já foi executado.
• Sistema Lipa: Abastecimento aos Florais, CPA 1, CPA 2 e Ouro Fino ainda não está normalizado.
• Sistema Central: equipe atua na pesquisa e conserto de vazamentos nos bairros Jardim Petrópolis e Santa Izabel.
Os moradores que estiverem desabastecidos e necessitam de fornecimento de água tratada por meio de caminhão-pipa devem fazer a solicitação pelos canais de atendimento da Águas Cuiabá: Call Center 0800 646 6115 (ligação gratuita) e WhatsApp (65) 99276-6008.
"A Águas Cuiabá também pede desculpas à comunidade pelos transtornos e conta com a colaboração de todos para priorização do consumo consciente de água, evitando todo e qualquer desperdício, sobretudo neste momento sensível de estabilização do abastecimento a diferentes bairros da capital", diz trecho de nota emitida pela concessionária nesta quarta-feira (20).