DO REPÓRTERMT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, nesta quarta-feira (27), o projeto de lei que proíbe o uso de aparelhos celulares por alunos dentro das salas de aula da rede pública estadual de ensino. O texto segue para a sanção do governador.
A proposta, apresentada pelo Governo do Estado, foi construída a partir de uma pesquisa de opinião encomendada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) junto à pais de alunos em todas as regiões do estado e que constatou que a maioria era favorável à medida.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Conforme a Seduc, mais de mil pais foram ouvidos e 86% defenderam a proibição.
Pelo projeto, fica proibido o uso de telefone celular e outros dispositivos eletrônicos com telas digitais por estudantes nas salas de aula das escolas, da rede pública do Estado. Os aparelhos deverão ser guardados desligados, ou em modo silencioso, na mochila do estudante. O acesso só será permitido fora do horário das disciplinas.
LEIA MAIS - Mauro encaminha projeto à AL para proibir uso de celular em sala de aula
De acordo com o Governo do Estado, o uso de aparelhos eletrônicos tem tirado a atenção dos alunos nas salas de aula.
Por outro lado, a Seduc tem investido em tecnologias e novas ferramentas para complementar o aprendizado dos estudantes, como notebooks, Chromebooks e smart TVs.
Uma vez sancionada a lei, os únicos dispositivos eletrônicos a serem permitidos em sala de aula serão essas ferramentas pedagógicas mencionadas e adotadas com a supervisão do professor.