facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025

18 de Novembro de 2015, 14h:34 - A | A

GERAL / SOLIDARIEDADE

Com 400 mil em extrema pobreza, Estado quer levar Natal Para Todos aos 141 municípios

As entregas dos produtos arrecadados vão ocorrer simultaneamente com as doações e o perfil das instituições e famílias beneficiadas.

DA REDAÇÃO



Mato Grosso possui aproximadamente 400 mil pessoas em situação de extrema pobreza. Por esse motivo a campanha “Natal para Todos” lançada pelo governo do Estado nesta segunda-feira (16.11) tem o propósito de conquistar a adesão dos 141 municípios mato-grossenses.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Os interessados em doar poderão levar os alimentos não perecíveis aos postos de arrecadação que estarão espalhados por todo o estado até o dia 20 de dezembro, quando a campanha será encerrada junto à edição de Natal do projeto Vem pra Arena.

 

Coordenada pelo Núcleo de Ações Voluntárias e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), a campanha conta com a parceria de diversas empresas, instituições e da sociedade organizada.

Os interessados em doar poderão levar os alimentos não perecíveis aos postos de arrecadação que estarão espalhados por todo o estado até o dia 20 de dezembro, quando a campanha será encerrada junto à edição de Natal do projeto Vem pra Arena.

“Todas as cidades terão pontos de arrecadação. Entre esses locais estão os supermercados, porque temos a parceria Associação dos Supermercados e Associação dos Atacadistas que estão nos apoiando”, explicou a coordenadora da NAV e primeira dama de Mato Grosso, Samira Martins Taques.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, explicou que as entregas vão ocorrer simultaneamente com as doações e o perfil das instituições e famílias beneficiadas. “A entrega será feita simultaneamente à arrecadação. São casas que lidam com a população mais vulnerável, de crianças e idosos, Ongs que trabalham com esse público que também vão se cadastrar. De fato agora vamos fazer um trabalho de reconhecimento melhor, de cadastramento através do NAV".

 

"Não existe mais interesse público ou particular. Existe, sim, interesse social. Não podemos mais separar o Estado da sociedade. Por isso estamos aqui convidando a sociedade para aderir à esta grande campanha”, frisou o governador.

 

 

Segundo o secretário, o número de pessoas na condição de extrema pobreza dobrou nos últimos quatro anos. “O Estado deve fazer o seu papel, mas também precisamos do apoio da sociedade, numa ação voluntária e vitoriosa”, ponderou o titular da Setas.

Para o governador Pedro Taques (PSDB), a campanha é uma ação significativa e diferenciada. “A ideia é de que não existe mais interesse público ou particular. Existe, sim, interesse social. Não podemos mais separar o Estado da sociedade. Por isso estamos aqui convidando a sociedade para aderir à esta grande campanha”, frisou.

Alessandro Morbeck, presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), ressaltou o diferencial deste ano. “Ficou acertado que todo alimento arrecadado no dia será retirado pelo Exército Brasileiro será levado para o Ginásio Aecim Tocantins e de lá destinado à doação. Portanto, não haverá acúmulo de doações”.

O Lions Clube é uma das dezenas de entidades parceiras. “Nós temos uma legião de voluntários de aproximadamente cinco mil pessoas e todos estarão envolvidas na campanha Natal para todos”, afirmou o ex-governador do clube, Antônio Zaga.

Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, o general de Brigada José Carlos Braga de Avellar, enalteceu a iniciativa do governo. “O Exército Brasileiro tem como ‘lema braço forte e mão amiga’. Portanto, esta é uma oportunidade imperdível de mostrarmos o lado humano do Exército. Fazemos questão de participar desta campanha, grande iniciativa social”.

O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos de Figueiredo, abençoou a campanha. “Esperamos que essa nossa filantropia, sob os olhos de Deus, desse transforme em amor e comunhão. Esta é uma iniciativa que representa uma grande alavanca para mexer com o mundo, para tornar os corações mais generosos, principalmente neste momento de tantas turbulências”.

Durante o lançamento da campanha, o Colégio Isaac Newton deu uma grande demonstração de responsabilidade social ao doar três toneladas de alimentos que foram arrecadados pelos alunos que participaram da edição 2015 da Feira Cultural. Coordenador do Ensino Médio e Pré-Vestibular do CIN, o professor Eden Capistrano justificou a iniciativa. “O jovem deve ter o olhar além da sua realidade e ir de encontro à necessidade do próximo. Por isso há mais de três décadas o Colégio Isaac Newton trabalha dentro da filosofia de preparar o aluno para a vida”.

A campanha conta com a parceria da Defesa Civil, do Lions, Associação dos Supermercados de Mato Grosso, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores, Rotary Club, Exército Brasileiro, Associação das Primeiras-Damas dos Municípios de Mato Grosso, Maçonaria e Igreja Católica.

Comente esta notícia