APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O vereador Jeferson Siqueira (PSD) denunciou, nesta terça-feira (04), que o prefeito Abilio Brunini (PL) tem beneficiado vereadores aliados na composição da estrutura administrativa da Prefeitura de Cuiabá, numa prática conhecida com “cabidão de empregos”. O líder do prefeito, vereador Dilemário Alencar (União), não negou a acusação, justificou que a prática era comum na administração de Emanuel Pinheiro (MDB) e defendeu que os indicados têm currículo para os postos que ocupam.
“Veja a incoerência de alguém que pagou um preço alto para poder ter presença nessa Casa, para interferir nessa Casa. Barganhou com os vereadores”, acusou Jeferson.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O parlamentar destacou que Abilio criticava Emanuel Pinheiro por nomear indicados por vereadores para cargos na estrutura da Prefeitura e dizia que não faria o mesmo.
Na sessão de ontem (03), que marcou o início dos trabalhos do Legislativo municipal, Abilio disse que Jeferson tinha que provar as acusações e trazer os nomes dos indicados. Nesta terça, Jeferson distribuiu aos jornalistas cópias dos atos de nomeação dos familiares dos parlamentares aliados. Veja no final da matéria.
LEIA MAIS - Jefferson acusa Abilio de nepotismo e prefeito se retira de sessão; veja vídeo
“Em discursos para ganhar a eleição em Cuiabá, ele (Abilio) disse que não iria contratar familiares, parentes de vereadores, que é uma prática também de nepotismo”, afirmou o vereador. “Em nenhum momento o Emanuel disse que era contra isso. Agora, o Abilio ganhou a eleição criticando e dizendo que ele era contra. Inclusive tem entrevistas, tem vídeo dele dizendo ‘não vou contratar familiares de vereadores’. Foi isso que ele disse”, acrescentou.
Conforme documentos repassados à imprensa pelo vereador, foram feitas as seguintes nomeações para beneficiar parlamentares aliados de Abilio:
Victoria Neves Botta, lotada na Secretaria de Gestão – filha de Dilemário Alencar;
Adriana Almeida de Oliveira, lotada na Secretaria de Saúde – esposa de Cezinha Nascimento;
Nelson Francisco Nascimento, lotado na Secretaria de Governo – irmão de Cezinha Nascimento
Nayra dos Santos Silva, lotada na Secretaria de Gestão – filha de Marcrean Santos.
Em resposta, o líder do governo, vereador Dilemário Alencar, disse que o vereador Jeferson está magoado com o prefeito por não ter conseguido vencer a eleição para a Presidência da Câmara.
Dilemário, que é acusado de ter uma filha nomeada para a Secretaria Municipal de Gestão, disse que as pessoas que estão lá foram consideradas competentes para as funções que exercem.
“Ele (Jeferson) está dizendo aqui que tem vereador que indicou parentes. Tem. Inclusive na época de Emanuel Pinheirto tinha um monte. Ele denunciou? E não é nepotismo isso, não é nepotismo. (...) Ele está querendo criar uma cortina de fumaça, porque está magoado, porque perdeu a eleição para presidente da Câmara Municipal”, disse Dilemário.
“Se tem currículo e se pode contribuir com a gestão, qual é o problema?”, questionou Dilemário.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, que afirmou que não irá se posicionar no momento.