facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024

29 de Dezembro de 2021, 14h:22 - A | A

GERAL / EFEITO H3N2

Com alta procura, antigripais começam a faltar em farmácias de Cuiabá

De acordo com empresários, a procura pelos medicamentos de combate à gripe aumentou 70%, em Cuiabá.

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO



O surto de gripe do vírus da Influenza H3N2 tem provocado uma corrida por remédios em diversos estados do país e em Mato Grosso não foi diferente. Por conta da alta demanda, em Cuiabá e Sorriso já estão faltando antigripais.

De acordo com a empresária Vanessa Padilha Araujo, alguns remédios utilizados no combate à doença estão em falta nas distribuidoras e por conta da grande procura, algumas farmácias estão tendo dificuldade para repor o estoque.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“A demanda aumentou aqui cerca de 70%. Todos os dias temos que correr atrás para comprar os antigripais e eles já estão faltando até nas distribuidoras”, contou.

A empresária ressaltou que conta com ajuda de colegas para não deixar faltar a medicação. Entre as 10 farmácias que o entrou em contato, nesta quarta-feira (29), nove afirmaram que estão com problemas para comprar os remédios.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas de Cuiabá realizaram 5.953 consultas médicas nos últimos três dias, de pacientes com sintomas gripais, hospitais públicos.

Leia também

Cuiabanos lotam postos de saúde para se vacinar contra gripe que já matou nove

Já nos estabelecimentos privados, foram registradas 46 internações por Influenza apenas no dia 29.  A informação é que a doença já fez várias vítimas fatais no Brasil.  

Situação em Sorriso

Em Sorriso, que fica (420 km de Cuiabá), as farmácias registraram aumentos de 30% a 80% na procura pelos medicamentos antigripais nos últimos dias. E os estabelecimentos também enfrentam dificuldades para comprar os remédios.

Sintomas da H3N2

Diferente da covid-19, a Influenza A – H3N2 apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença. Os sintomas do coronavírus só começam a evoluir a partir do 7° dia da infecção, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.

Os sinais da gripe H3N2 podem variar, mas os mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo, calafrios, irritação nos olhos e mal-estar intenso.

Comente esta notícia