DO REPÓRTERMT
A Acubá (Associação Cuiabana Belas Artes) vem fomentando a arte, cultura e o esporte há mais de 30 anos no estado de Mato Grosso, em diversos projetos que trazem atividades de extrema importância para sociedade. Momentos de entretenimento para crianças e adultos, cinema, futebol, manhãs de diversão, festivais e eventos que trazem lazer acessível para população do estado.
“A Acubá busca, por meio dos projetos que organiza, preservar tradições culturais da população mato-grossense, e tornar atividades de lazer, esporte e cultura mais acessíveis aqueles que mais necessitam.”, afirma Zilda Barradas, presidente da associação.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Durante os últimos anos a Acubá tem trabalhado para realizar a melhor organização possível, em uma diversificação de áreas, trazendo uma grande pluralidade de atividades. Siga A Acubá no instagram @acubabelasartes e acompanhe o site: https://acuba.art.br/, e saiba quais projetos estão acontecendo agora, e quais estarão por vir.
Conheça alguns dos projetos organizados pela Acubá nos últimos anos:
Manhã de diversão:
O projeto Manhã de Diversão foi realizado com intuito de oferecer diversão, entretenimento e alimentação gratuita para crianças, adolescentes e até mesmo adultos em situação de vulnerabilidade social. Foram instalados brinquedos e realizadas diversas atividades ao ar livre, no Parque Tia Nair, cumprindo o papel social de ofertar oportunidade de lazer abrangendo público jovem de baixa renda que muitas vezes não tem acesso.
Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida:
O projeto Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia Rural Santa Cruz das Palmeiras, em Agrovila das Palmeiras, distrito do município de Santo Antônio de Leverger-MT, se resumiu na realização da tradicional festa, que acontece todos os anos, atingindo lugar de segunda maior do município, que tem objetivo de saudação e homenagem a Mãe de Jesus e Padroeira do Brasil. A importância da festa vai além da expressão religiosa, também é um meio para angariar fundos para suprir os gastos básicos que a paróquia possui, e custear seus projetos sociais.
Devido a cultura sertaneja da região o objetivo do custeio também foi instituir o programa “Orquestra de Violas” destinada aos jovens e adultos, trazendo aulas de música para população em vulnerabilidade social.
Tradições Culturais:
O projeto Tradições Culturais teve como objetivo oferecer de forma aberta e gratuita, uma série de atividades que têm como eixo a cultura e a tradição, convertidas em um grande momento de celebração, divulgação, valorização e registro do que existe de mais tradicional na cultura, raízes e ritos fundantes do povo mato-grossense. A iniciativa do projeto foi promover apoio para a comunidade Agrovila das Palmeiras, distrito do município de Santo Antônio de Leverger-MT com o fornecimento de infraestrutura para atividades culturais, promovendo o lazer e o entretenimento para pessoas em vulnerabilidade social.
Festival de humor:
O projeto Festival de humor teve como objetivo trazer o Espetáculo de teatro Festival Humor Podre de Chique, levando ao público as vertentes do humor contemporâneo, e apresentando o mix humorístico com stand up comedy, performances com personagens, imitações e esquetes cômicas. Foram dois dias de espetáculos, e seis comediantes que se apresentaram com intuito de divertir a população, e consequentemente incrementar a vida cultural, enquanto ressalta um importante traço típico da cultura mato-grossense: o humor.
Cinema Móvel:
O projeto Cinema Móvel teve como objetivo oferecer cinema gratuito para que a população em vulnerabilidade social tenha acesso à filmes brasileiros regionais, e foi aplicado não somente na capital cuiabana, mas em diversos municípios do interior do estado de Mato Grosso, como Acorizal, Jangada, Bom Sucesso e muitos outros. O intuito do projeto é levar a cultura do cinema regional em lugares que por falta de acesso, não chega, afinal ir ao cinema hoje em dia tem um custo alto que muitas pessoas não podem arcar, e além disso, ofertar oportunidade de lazer gratuito para comunidade.
Monólogos sobre a Ancestralidade:
Monólogos sobre a Ancestralidade é um projeto que consistiu na promoção de peças de monólogo realizadas por atores afim de resgatar símbolos africanos e conscientizar os espectadores sobre racismo a partir do letramento racial.
Circuito de rima:
Circuito de rima foi um projeto com intuito de ministrar oficinas gratuitas para desenvolver projetos, captar recursos, release e história do hip hop. Trazendo luz ao freestyle e batalha de rima com professores que já tem estrada no rap, atingindo principalmente crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da capital e interior de Mato Grosso. O rap é uma expressão cultural proveniente da periferia e uma das ferramentas de manter o jovem em conexão com a sua prórpia cultura, e questionamentos sociais.
Poética do Cerrado:
O projeto Poética do Cerrado teve como principais atividades artes poéticas em suas múltiplas nuances, na zona rural de Cuiabá em meio ao cerrado mato-grossense. O grupo Trupe levou os inscritos até o cerrado onde realizaram uma imersão nos versos de Luciene Carvalho por meio Três espetáculos, com objetivo de democratizar a poesia e trazer a população em contato com a arte e natureza.
Copa de Futebol Professora Venina Botelho:
O projeto da Copa de Futebol Professora Venina Botelho teve objetivo de proporcionar esporte e cidadania para crianças de 12 à 16 anos que disputaram confrontos à obter o troféu “Xás Crianças”. O intuito é oferecer opção de diversão e lazer para crianças e adolescentes, reiterando a importância cultural do futebol no Brasil.
A Acubá organiza diversas Copas de Futebol, como Copa Gebinho, Copa Jefinho, Copa S18, Copa Champions League, Copa Cuiabana de Futebol Society, Copa KL Distribuidora e muitas outras.