facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 13 de Setembro de 2024
13 de Setembro de 2024

25 de Agosto de 2024, 14h:14 - A | A

GERAL / NA 143ª COLOCAÇÃO

Cuiabá cai quatro posições no ranking de competitividade dos municípios e Sinop fica em 3º lugar no Centro-Oeste

A queda da Capital se deu devido à fatores como segurança, acesso à educação, acesso à saúde, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública e inovação e dinamismo econômico.

KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT



Cuiabá caiu quatro posições no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024 e agora passa a ocupar a 143ª colocação. Ao contrário da Capital mato-grossense, a cidade de Sinop subiu 46 posições e está no 119º lugar do ranking geral, ficando na 3ª posição entre os municípios do Centro-Oeste.

Divulgado na última quarta-feira (21), o ranking é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove Digital e a Seall. O estudo apresenta resultados detalhados dos 410 municípios do país com mais de 80 mil habitantes. O levantamento se baseia em 65 indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo a avaliação feita pelo CLP, Cuiabá caiu quatro posições devido aos fatores: segurança, acesso à educação, acesso à saúde, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública e inovação e dinamismo econômico. Já Sinop, considerado o município mais bem avaliado de Mato Grosso, não teve boas avaliações nos ramos de telecomunicações, acesso à saúde e inserção econômica.

Do ponto de vista positivo, a Capital do Estado se garantiu nos requisitos: saneamento, capital humano, meio ambiente, inserção econômica, qualidade da saúde e qualidade da educação. No caso de Sinop, a melhor classificação no ranking de municípios de Mato Grosso se deu graças a segurança, saneamento, meio ambiente, acesso à educação, sustentabilidade fiscal, inovação e dinamismo econômico, funcionamento da máquina pública, qualidade da saúde e qualidade da educação.

Confira o ranking dos municípios mais bem avaliados de MT:
1º Sinop;
2º Cuiabá;
3º Lucas do Rio Verde;
4º Sorriso;
5º Tangará da Serra;
6º Rondonópolis;
7º Primavera do Leste;
8º Várzea Grande;
9º Cáceres.

Comente esta notícia