facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 15 de Novembro de 2024
15 de Novembro de 2024

21 de Dezembro de 2021, 12h:10 - A | A

GERAL / MEDO H3N2

Cuiabanos lotam postos de saúde para se vacinar contra gripe que já matou nove

Apesar de ajudar a conter a variante H3N2, o imunizante disponibilizado na campanha deste ano não tem 100% de eficácia.

DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou esta semana um grande aumento na procura da vacina contra influenza A, em Cuiabá. A “corrida” pelo imunizante veio após sete pessoas terem sido infectadas com a variante H3N2 que já matou nove pessoas no Brasil.

De acordo com a pasta, a campanha de vacinação segue até o próximo dia 30. Nesta reta final, milhares estão fazendo filas nas portas dos postos de saúde.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Entretanto, a eficácia do imunizante disponibilizado na campanha deste ano não tem 100% de eficácia, segundo a técnica da imunização da Capital, Evelyn Kelly.

“Na verdade, a vacina que a gente tem hoje foi preparada para as variantes que surgiriam, com base nos dados colhidos na última campanha. Essas novas variantes que estão surgindo agora, ela (vacina) já não é tão eficaz. Tanto é que os lotes têm validade para até final deste ano”, contou ao .

A técnica explicou que apesar de não ter eficácia completa, a vacina possui componentes do vírus, que podem evitar o agravamento com resultado em óbito para quem recebe o imunizante.

Leia também

Casos de gripe que já matou nove no Brasil crescem em Cuiabá

“A gente não pode falar que ele (imunizante) não tem uma resposta que pode levar a gravidade porque os vírus têm uma similaridade na forma como nosso organismo produz os anticorpos”, explicou.

A campanha teve início em maio, mas por conta da vacinação contra covid-19 a procura pelo imunizante não foi a mesma do ano passado, tendo em vista que era exigido um período de espera de 15 dias de uma vacina para outra.

Agora, esse intervalo não é mais necessário.

Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. 

Sintomas da H3N2

Diferente da covid-19, a Influenza A – H3N2 apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença. Os sintomas do coronavírus só começam a evoluir a partir do 7° dia da infecção, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.

Os sinais da gripe H3N2 podem variar, mas os mais comuns são picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva, dor de cabeça e no corpo, calafrios, irritação nos olhos e mal-estar intenso.

Comente esta notícia