facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025

24 de Outubro de 2015, 10h:30 - A | A

GERAL / ESTELIONATO POR E-MAIL

Estado alerta para golpe de falsas multas do Detran

O boleto da multa é idêntico ao utilizado pela autarquia e contêm dados reais das vítimas, como nome completo, endereço, número da placa do veículo, entre outros.

CELLY SILVA
DA REDAÇÃO



O governo do Estado usou sua página do Facebook no início desta semana, para divulgar uma nova categoria de golpe que vem sendo aplicada em Mato Grosso. Trata-se de falsas multas do Detran (Departamento Nacional de Trânsito- MT), que estão chegando para as pessoas via e-mail ou Correios.

O boleto da multa é idêntico ao utilizado pela autarquia e contêm dados reais das vítimas, como nome completo, endereço, número da placa do veículo, entre outros.

 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O boleto da multa é idêntico ao utilizado pela autarquia e contêm dados reais das vítimas, como nome completo, endereço, número da placa do veículo, entre outros. De acordo com a publicação oficial, o e-mail faz “menção a um Sistema de Controle que simplesmente não existe”.

Conforme ressaltou ao , o presidente do Detran, Rogers Jarbas, afirma que o golpe tem sido aplicado em nível nacional e em Mato Grosso. No estado as investigações seguem através da Delegacia Fazendária e Polícia Civil por se tratar de crime contra a Administração Pública. “Esse é um golpe nacional, eles estão enviando pra vários estados. Eles copiam nosso modelo de notificação, mandam pra pessoa e colocam um código de barras que é falsificado e vai direcionar o dinheiro pra outra conta”, alerta Rogers.

Mais do que prejudicar o Estado, o estelionato lesa principalmente pessoas comuns, que muitas vezes acabam pagando a multa pensando se tratar de cobrança real do Detran.

"Eles mandam para a pessoa e colocam um código de barras que é falsificado, que vai direcionar o dinheiro pra outra conta”, alerta Rogers.

O delegado José Carlos Damian, da Delegacia de Estelionato de Cuiabá, relatou à reportagem que tem atendido casos assim, mas alega que não tem condições de solucioná-los por falta de capacidade técnica. “É difícil chegar a algum lugar nesse aspecto, crimes que envolvem muita informática. Dentro da minha delegacia, pelo menos, a gente não tem condições nenhuma de fazer uma investigação mais aprofundada. O que a gente tenta fazer é prevenir a vítima para que não caia no golpe”, frisou o delegado.

A dica é conferir a veracidade da multa junto ao Detran, que não envia cobranças via e-mail. No site da autarquia é possível localizar registros de infração de trânsito, por meio do número da placa do veículo e Renavam.

O que tanto o delegado, quanto o presidente do Detran aconselham é sempre desconfiar ao receber esse tipo de cobrança e conferir a veracidade da multa junto ao Detran, que não envia cobranças via e-mail. No site da autarquia é possível localizar registros de infração de trânsito, por meio do número da placa do veículo e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). A vítima também pode entrar em contato com a Coordenação de Autos e Infração ou com a Ouvidoria do Detran para sanar suas dúvidas. Telefone: (65) 3615 4644 ou 3615 4692.

De acordo com relatos da Polícia Civil ao os criminosos têm várias maneiras de conseguirem acessar dados pessoais de quem seja e através deles aplicar vários tipos de golpe. Até um site, hospedado fora do Brasil, ‘vende’ informações particulares dos cidadãos, o que deixa a sociedade cada vez mais vulnerável. Portanto é preciso checar cada cobrança ou cada outro tipo de situação que cobre pagamento ou transferência antes de efetuá-los.

 

 

                                               

Comente esta notícia

Cleber 26/10/2015

Não pague nada advindo de cobrança em email, é falso. Segundo a Lei deve-se cobrar em carta com papel timbrado, acompanhado por boleto e tudo assinado e carimbado.

positivo
0
negativo
0

1 comentários