DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
Dezenas de garis e trabalhadores da limpeza urbana paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (07), contra o atraso no pagamento dos salários, em Cuiabá. Em vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o grupo reunido no pátio da empresa Locar Saneamento Ambiental responsável pelo serviço na Capital.
De acordo com a gravação, um dos trabalhadores pedem ajuda do prefeito eleito por Cuiabá, Abilio Brunini (PL), pois estariam há meses sem receber os salários. Ele ainda defende que a Prefeitura encerre o contrato com a empresa.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Locar não paga funcionário. Locar de novo parada. De novo Locar não paga funcionário Abilio. Essa empresa não pode ficar em Cuiabá”, diz trecho de gravação.
Esta não é a primeira vez que os garis cruzam os braços em virtude da falta de pagamento. Em junho e julho deste ano, eles também suspenderam os serviços de limpeza na Capital.
Outro lado
Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos esclarece que, visando regularizar o serviço de coleta de lixo em algumas localidades, já aplicou multa à empresa Locar em decorrência da paralização.
Integra da nota:
A direção-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos esclarece que, visando regularizar o serviço de coleta de lixo em algumas localidades, já aplicou multa à empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda.
Informa que, por meio do serviço de fiscalização, foi constatado déficit na coleta em alguns bairros.
A Empresa reforça que está empenhada em fornecer um serviço de qualidade para a população. Para garantir isso, são realizadas vistorias diárias na coleta de resíduos sólidos em todos os bairros da cidade.
Além dos fiscais que estão presentes nas ruas, a Limpurb conta com uma central de monitoramento que acompanha os caminhões de coleta em tempo real, por meio de um sistema eletrônico atualizado.
Quanto à aplicação da taxa de coleta de lixo, trata-se de uma imposição da legislação federal aprovada em 2022 e só implementada em 2023 pelo Município.
Nota da Locar
A Locar Saneamento Ambiental informa que a coleta de lixo começou com atraso na manhã desta quinta-feira (07), após o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Limpeza Urbana (Sindilimp-MT), Wenderson Alves de Freitas, dificultar a saída dos caminhões do pátio da empresa.
A empresa entende que a manifestação provocada pelo presidente do Sindicato é ilegal e irresponsável, uma vez que os salários, benefícios e recolhimentos obrigatórios dos 350 colaboradores estão rigorosamente em dia.
A Locar informa ainda que, há uma decisão judicial que impede o Sindicato de promover greves, em virtude de uma mediação judicial junto ao Ministério do Trabalho para a assinatura do dissídio coletivo da categoria e por não haver atrasos na folha de pagamento. Com isso, a empresa irá comunicar o Ministério para que sejam tomadas as devidas providências, para resguardar e minimizar os impactos à sociedade, que poderá ficar sem a coleta regular.
Veja vídeo: