JOÃO AGUIAR
DO REPÓRTER MT
O jogador mato-grossense Vanderson de Oliveira Campos, 21 anos, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira de futebol. O atleta é de Rondonópolis (212 km de Cuiabá).
Vanderson foi chamado pela primeira vez para a seleção brasileira pelo técnico Ramon Menezes, nesse domingo (28). O Brasil fará amistosos contra Guiné e Senegal, que acontecem em junho.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
O atleta, hoje, atua no Mônaco e iniciou a carreira aos 12 anos na escolinha do Vila Aurora, com o treinador Sebastião Xavier ‘Tião’. Após o clube falir, ele fez alguns testes, mas não conseguiu ser aprovado e quase desistiu do futebol.
"Fiquei uma semana no Londrina e no Santos e também fiz peneiras do Atlético-MG e do Fluminense. Aos 15 anos, pensei em parar e trabalhar para ajudar a família. Meu pai trabalhava numa construtora e minha mãe era empregada doméstica. Estava com a ideia de estudar e fazer outras coisas", disse ao ESPN.
No entanto, seguiu o sonho e partiu para São Paulo, onde atuou no Rio Branco por seis meses no Campeonato Paulista sub-17. Lá, ele chamou a atenção de um olheiro do Grêmio e foi contratado pelo time gaúcho em 2018.
Em 2020, o jovem lateral foi um dos principais destaques na campanha do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Jr. Depois disso, ele subiu para completar os treinos do elenco profissional.
Em 2021, ele se destacou no time, mesmo com o Grêmio tendo sido rebaixado para a Série B do Brasileirão. Neste período, teve conversas adiantadas com clubes de Inglaterra, Itália e Espanha, mas foi a oferta do Monaco que o encantou.
"Foi simples de escolher. É um projeto ambicioso e que ajuda a desenvolver os jovens talentos. A Liga Francesa vem crescendo muito e optamos pelo Monaco para dar esse primeiro passo na Europa", disse.
Com as boas atuações, o brasileiro entrou no radar de vários clubes da Europa e conseguiu chegar na seleção brasileira.