facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 06 de Novembro de 2024
06 de Novembro de 2024

22 de Abril de 2024, 07h:00 - A | A

GERAL / ESTRADA DE CHAPADA

Ministra pede que Ibama conclua análise sobre obra no Portão do Inferno até dia 26

Governo de MT precisa de uma licença ambiental para obra de retaludamento que tem objetivo de pôr fim aos deslizamentos na região.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, solicitou ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) que conclua a análise do projeto de relataludamento que põe fim aos deslizamentos de terra no Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães.

De acordo com o parlamentar, o pedido da ministra é para que o Ibama apresente uma resposta, se concederá a licença ambiental para obra ou não, até o dia 26 deste mês, ou seja, até a próxima sexta-feira.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

“Eu estou permanentemente tratando disso e fui informado que a ministra Marina Silva pediu para que o grupo técnico do Ibama, encarecidamente, busque concluir a análise até o próximo dia 26. Espero que a grupo técnico consiga atender a esse pedido da ministra, que é um pedido, não uma determinação”, disse o deputado.

Leia mais - Mauro cobra autorização de ICMBio e Ibama para começar obra no Portão do Inferno: Fizemos a nossa parte

Em busca de uma solução definitiva, o Governo de Mato Grosso anunciou que irá "cortar" uma parte da rocha para a construção da nova pista na região do Portão do Inferno.  A obra foi anunciada em março, já tem contrato firmado com a empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda e vai custar R$ 29 milhões. A previsão é que ela seja concluída em 120 dias. 

No início do mês, o governador Mauro Mendes (União) chegou a se reunir com o presidente do Ibama, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça.

No encontro, o governador apresentou a proposta e saiu com a garantia de resposta o quanto antes. Entretanto, até agora, o órgão não se manifestou sobre o pedido.

Leia mais - Presidente do Ibama promete levar projeto de Mauro ao ICMBio e intermediar licença; vídeo

Comente esta notícia