DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, solicitou ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) que conclua a análise do projeto de relataludamento que põe fim aos deslizamentos de terra no Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães.
De acordo com o parlamentar, o pedido da ministra é para que o Ibama apresente uma resposta, se concederá a licença ambiental para obra ou não, até o dia 26 deste mês, ou seja, até a próxima sexta-feira.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Eu estou permanentemente tratando disso e fui informado que a ministra Marina Silva pediu para que o grupo técnico do Ibama, encarecidamente, busque concluir a análise até o próximo dia 26. Espero que a grupo técnico consiga atender a esse pedido da ministra, que é um pedido, não uma determinação”, disse o deputado.
Em busca de uma solução definitiva, o Governo de Mato Grosso anunciou que irá "cortar" uma parte da rocha para a construção da nova pista na região do Portão do Inferno. A obra foi anunciada em março, já tem contrato firmado com a empresa Lotufo Engenharia e Construções Ltda e vai custar R$ 29 milhões. A previsão é que ela seja concluída em 120 dias.
No início do mês, o governador Mauro Mendes (União) chegou a se reunir com o presidente do Ibama, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça.
No encontro, o governador apresentou a proposta e saiu com a garantia de resposta o quanto antes. Entretanto, até agora, o órgão não se manifestou sobre o pedido.