CHRISTINNY DOS SANTOS
DO REPÓRTER MT
Uma mulher foi salva pela equipe do Corpo de Bombeiros, na tarde desta quinta-feira (10), após tentar cometer suicídio, se jogando da ponte Sérgio Motta, entre Cuiabá e Várzea Grande.
No local, a equipe de resgate dos bombeiros avistou uma mulher de vestido verde, na beirada da ponte, ameaçando pular.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Os militares conseguiram conter a situação, impedindo que a vítima tirasse a própria vida. Ela foi levada para atendimento médico.
Saúde mental
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. Antônio Geraldo da Silva, psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, afirma que a depressão é o ponto desencadeador do suicídio.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), classifica a depressão como "um transtorno comum, mas sério, que interfere na vida diária, capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida. É causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos."
Alguns sintomas podem ser: mudanças na rotina do sono (insônia ou alteração de horários para dormir e acordar); isolamento da família e do contato social de forma repentina; comentários como “eu prefiro morrer do que passar por isso”; uso de roupas de mangas longas, mesmo quando está calor, comportamento que pode indicar marcas de automutilação nos braços ou antebraços; diminuição do rendimento escolar.
Procure ajuda
O Centro de Valorização da Vida (CVV) atende gratuitamente todas as pessoas que precisam e desejam conversar. Ligações gratuitas podem ser feitas através do número 188. Você também pode encontrar atendimento pelo site www.cvv.org.br.