facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 30 de Setembro de 2024
30 de Setembro de 2024

30 de Setembro de 2024, 09h:44 - A | A

GERAL / CALDEIRÃO

Oitava onda de calor ganha força e avança sobre Mato Grosso nesta segunda

As chances de chuva são mínimas e, além de quente, a qualidade do ar deve continuar comprometida

VANESSA MORENO
DO REPORTÉR MT



Setembro se despede e outubro começa com os termômetros marcando altas temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul do país. Em Cuiabá, a tendência para esta semana é de temperaturas que variam entre 40 e 42°C.

Essa é a oitava onda de calor que se estabelece sobre o Brasil. Ela teve início neste domingo (29), ganha força nesta segunda-feira (30) e deve permanecer pelo menos até o dia 8 de outubro.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Segundo o Clima Tempo, a máxima prevista para hoje em Cuiabá é de 42°C. Já nesta terça (1º) e quarta (2), os termômetros devem marcar até 41°C. Na quinta-feira (3) a temperatura máxima será de 40°C e na sexta-feira (4) de 41°C.

Há previsão de chuvas isoladas nesta segunda e na quarta-feira.

Como as possibilidades de chuva na capital ainda são mínimas, a qualidade do ar deve continuar comprometida e o potencial para as queimadas ainda é alto.

Já em Chapada dos Guimarães, a semana começa marcando máxima de 38°C nesta segunda (30) e terça (1°). Na quarta-feira (2) a temperatura aumenta para 39°C e na quinta (3) e sexta-feira (4) os termômetros podem chegar a 40°C.

Lá também deve chover nesta segunda e na quarta-feira.

Em Rondonópolis (214 km ao Sudeste de Cuiabá) a semana começa com os termômetros marcando 40°C e teve chegar a 42°C até a próxima quinta-feira. Não há previsão de chuvas para o município.

Cáceres (218 km a Oeste de Cuiabá) deve marcar máxima de 41°C nesta segunda-feira e há chances de chuva isolada nesta noite.

Já no Norte do estado o cenário é um pouco diferente. As temperaturas devem variar entre 36 e 40°C. No entanto, há um alerta vermelho para a região, que significa grande perigo para o risco de tempestade nesta segunda e terça. O aviso meteorológico é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e diz que a chuva pode vir acompanhada de ventos fortes e queda de granizo.

Comente esta notícia