KEKA WERNECK
DA REDAÇÃO
O sargento Gildo Teles, que tem 22 anos de Polícia Militar, e o cabo Arnaldo Jacob, que tem 14, de Barra do Garças, já lidaram com muitas situações de risco, mas pela primeira vez salvaram uma criança da morte.
David Luiz, de 1 ano e dois meses, começou a se sentir mal e ficar sem respiração, após tomar água na mamadeira. Ele estava junto com os pais viajando de Goiânia (GO), onde a família passou o Natal, para Sapezal (MT), onde mora. O menino piorou quando entraram na cidade de Barra, nesta terça-feira (29), e os pais dele estavam procurando uma farmácia quando avistaram a viatura da PM, pedindo, desesperadamente, socorro.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“O sargento Teles desceu correndo da viatura e colocou o bebê no solo. Ele foi ficando roxo e cada vez mais roxo. Mas ele fez massagem cardíaca e respiração boca a boca, daí o menino expeliu bastante água e nisso o levamos ao hospital mais próximo”, contou o cabo Jacob ao por telefone.
O médico que atendeu o pequeno paciente observou que ele continuava respirando “fraquinho”, com muita dificuldade. Como mostra este vídeo postado pelo site local Araguaia Notícia.
Após inserir uma sonda para acabar de eliminar o restante do líquido do pulmão, o médico determinou que o menino descansasse por cerca de meia hora e depois deu alta.
Após o desespero, o pai, Luiz Ricardo Damasceno, e a mãe, que na hora da confusão choraram muito, estavam agradecidos e seguiram viagem.
“Fiquei bastante emocionado porque tenho um filho desta idade, mas mantive o equilíbrio e a responsabilidade falou mais alto”, comentou o cabo Jacob, feliz com o salvamento.
Para o sargento Teles, esta ocorrência “vai ficar marcada para sempre”, por ter sido um trabalho atípico. “Foi emocionante ver a alegria dos pais, após o susto”, resumiu.
Divulgação PM
O sargento Teles e o cabo Jacob viveram um dia muito especial.