facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024

09 de Janeiro de 2018, 17h:54 - A | A

GERAL / CUIABÁ

Prefeitura começa readequação nas praças no PAC Cidades Históricas

As obras estão orçadas no valor total de R$ 900 mil, dentro da planilha aprovada pelo Ministério da Cultura, através do Iphan.

DA REDAÇÃO



A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, deu inicio às obras das Praças do Centro Histórico da Capital, comtempladas pelo  Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Cidades Históricas. Os trabalhos de readequação e restauração começaram no último dia 03, seguindo todas as normativas do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – Iphan, a partir das  Praças Senhor dos Passos e Dr. Alberto Novis.

Nas obras de requalificação arquitetônica do PAC Cidades Históricas, cinco praças receberão os trabalhos designados, obedecendo o seguinte cronograma: Praça Senhor dos Passos, na Voluntário da Pátria; seguindo para a Praça Dr. Alberto Novis, na Rua Galdino Pimentel; Praça Caetano de Albuquerque, na Rua Ricardo Franco; ficando a Praça da Mandioca, e a Escadaria do “Beco Alto”, na Rua Pedro Celestino, para o final da temporada de chuvas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

As obras estão orçadas no valor total de R$ 900 mil, dentro da planilha aprovada pelo Ministério da Cultura, através do Iphan. As empresas responsáveis pela execução das obras são a Archaeo Pesquisas Arqueológicas e a Archaios Engenharia, licitadas em 2013. Todos os espaços que passarão pelas intervenções, receberão pisos novos, pintura, iluminação e aplicação visual com a anuência do Iphan, que acompanha os trabalhos para a manutenção de 100% do parque arqueológico do centro histórico da Capital. Além da supervisão da Arquiteta e Urbanista Francielle Marca Toledo Pizza,  da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro preservar o patrimônio, é valorizar a nossa cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos. “Após anunciarmos o programa de recapeamento das principais ruas da área central, iremos entregar mais cinco importantes obras no centro histórico e assim devolver à população, um centro todo revitalizado para o resgate das tradições da região e transformando-a em um cartão postal e um orgulho para o povo cuiabano”, afirmou o prefeito.

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juarez Samaniego, as adequações vão proporcionar mais mobilidade, criando um espaço mais agradável para as pessoas e para o comércio do entorno. “A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano por determinação do Prefeito Emanuel Pinheiro assumiu o contrato da prefeitura com o Ministério da Cultura, por termos um quadro técnico que permitiu a coordenação dos trabalhos e, a ordem de serviço foi emitida no inicio deste mês de janeiro. Tudo que estamos realizando nesses locais  é pensado no respeito ao patrimônio histórico”, esclareceu Samaniego.

Os patrimônios a serem restaurados serão fechados com placas de madeirite para relização dos serviços. Com relação à estátua da Praça Senhor dos Passos, do escultor Jonas Corrêa, que retrata a chacina do "Beco do Candeeiro" e a escultura da Praça Dr. Alberto Novis, do artista Paulo Pires, da coletânea “Sociedade de Pedra” serão removidas e colocadas em exposição no Museu Casa Dom Aquino, até que as obras das praças sejam finalizadas.

Toda a execução também contará com o apoio da Secretaria de Serviços Urbano, que auxiliará nos trabalhos de limpeza no entorno das praças.  O prazo de conclusão das cinco reformas é de 120 dias, com entrega total prevista para o mês de maio. 

Comente esta notícia