EUZIANY TEODORO
DO REPÓRTERMT
A Prefeitura de Cuiabá informou que não vai emitir e entregar novos carnês para pagamento do Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) na casa dos contribuintes. Após acordo com o Ministério Público, a nova data de vencimento da primeira parcela ou cota única ficou para 19 de maio, mas cada contribuinte terá que “ir atrás” do próprio carnê.
Eles serão disponibilizados via internet, no site www.cuiaba.mt.gov.br, e nos postos de atendimentos para os contribuintes que não tiverem acesso à internet ou assim optarem.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Essa decisão já causou caos em Cuiabá nessa segunda-feira (24). Com vencimento anterior marcado para hoje, 25 de abril, os pontos de atendimento ficaram lotados, com filas enormes, para quem tentava manter o imposto em dia.
O RepórterMT esteve no local e filmou pessoas que ficaram horas esperando para conseguir uma via impressa do carnê no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), na Rua Barão de Melgaço.
O prefeito Emanuel Pinheiro justificou que o processo de emissão de novos carnês levaria pelo menos 90 dias, além de ser dispendioso, assim como a entrega nas residências.
“Nós explicamos a burocracia, a dificuldade que é emitir novos carnês. O carnê já nem é tão usual, não só para o IPTU, mas para vários tributos. Além disso a emissão do carnê é muito onerosa e leva um prazo muito grande. Em menos de 90 dias não se emite os milhares de carnês, nem entrega. Além do custo adicional entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões”, disse.
Para mais informações, os munícipes devem procurar os seguintes pontos:
> Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC: Rua Barão de Melgaço, 3814 - Centro Norte, Cuiabá - MT, 78005-300).
> Loja de Atendimento ao Cidadão (LAC Sul): Rodovia Palmiro Paes de Barros, S/nº (acesso a Santo Antônio de Leverger).
> LAC Norte: Espaço no Ganha Tempo CPA
> Piso térreo da Prefeitura de Cuiabá, Praça Alencastro nº158, Centro.