facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
05 de Fevereiro de 2025

15 de Novembro de 2015, 14h:49 - A | A

GERAL / ARENA PANTANAL

Projeto oferece aulas gratuitas de ginástica à população

De segunda a sexta-feira um pessoal com muita disposição se reúne na área externa da Arena Pantanal, ao lado do Ginásio Aecim Tocantins, para malhar.

DA REDAÇÃO



De segunda a sexta-feira um pessoal com muita disposição se reúne na área externa da Arena Pantanal para fazer ginástica. Trata-se do projeto “Caminhando para uma Vida Saudável”, que em seus nove anos de atividade já beneficiou mais de 50 mil pessoas em Cuiabá. E o melhor de tudo é que as aulas são gratuitas e auxiliadas por profissionais da área.

A duração da aula é de uma hora e os instrutores não aliviam para os alunos, que fazem séries de exercícios como abdominais, agachamentos e corrida.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel), é uma opção para aqueles que querem entrar em forma, mas não têm como fazer academia. A duração da aula é de uma hora e os instrutores não aliviam para os alunos, que fazem séries de exercícios como abdominais, agachamentos e corrida. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A moradora do bairro Cidade Alta, Rafaele da Silva, passou um “sufoco” para fazer o agachamento. Mas ela se manteve firme e concluiu o exercício. “Já perdi cinco quilos nessas aulas. Minha autoestima melhorou muito”. Além da questão estética, ela destacou as melhorias para o corpo. “Hoje eu durmo com mais facilidade e tenho disposição para encarar um dia inteiro de trabalho”.

“Já perdi cinco quilos nessas aulas. Minha autoestima melhorou muito”, argumenta Rafaele.

Durante as aulas, os alunos são orientados por uma equipe de instrutores profissionais e estagiários formandos em Educação Física. “A gente fica muito feliz quando vê que os exercícios estão dando resultados aos alunos”, ressaltou o estagiário Marcos Vinícyus, que também aprende muito com os coordenadores da Secel. Ele contou que muitas pessoas já perderam peso no projeto. “Tem um caso de uma aluna que chegou a perder 20 quilos fazendo ginástica com a gente. Aqui, nós passamos exercícios que movimentam o copo por inteiro”.

“As aulas são de graça. Quem estiver interessado é só chegar”, convidou Eliane Guindani, coordenadora de Eventos e Atividades"

“As aulas são de graça. Quem estiver interessado é só chegar”, convidou Eliane Guindani, coordenadora de Eventos e Atividades da Secel e idealizadora do projeto. A ação começou em 2006 e as atividades eram feitas nos parques Mãe Bonifácia, Maissaro Okamura e ginásio Aecim Tocantins. Desde então, o projeto já beneficiou mais de 50 mil pessoas de diferentes regiões de Cuiabá. “Teve uma época que chegamos a dar aula para 100 pessoas em um único período”.

A dinâmica das aulas funciona da seguinte forma: na segunda, quarta e sexta-feira os alunos fazem ginástica aeróbica. Pulam, correm, giram, fazem polichinelo, agacham e levantam. Tudo isso ao som de uma boa música. Já nas terças e quintas é realizado o “Circuito Funcional” – uma série de exercícios que trabalham vários grupos musculares do corpo. A modalidade é ideal para quem quer fugir de exercícios repetitivos e desenvolver flexibilidade corporal, resistência e velocidade nos movimentos.

As aulas do projeto Caminhando para uma Vida Saudável são em dois períodos, das 17h às 18h e das 18h às 19h. Atualmente uma média de 20 a 30 pessoas, por período, participam das atividades.

Comente esta notícia

jussara 16/11/2015

amei a iniciativa parabénsss...pq não colocar tbem em um horario das 06h00 as 07h00

positivo
0
negativo
0

1 comentários