THAÍS BEMFICA
DO REPÓRTER MT
Apaixonados por animais, os empresários Elizabete Laura, 38 anos, e Marcelo Amorim, 49 anos, se juntaram para criar uma plataforma que pudesse reunir informações e divulgação de animais perdidos e encontrados em Cuiabá. Após alguns dias, surgiu o Amor Com 4 Patas, uma plataforma totalmente voltada para ajudar tutores e pets em todas as suas necessidades.
Defensora da causa animal, Elizabete, que também é voluntária em uma ONG, foi a primeira idealizadora da iniciativa. Em conversa com o RepórterMT, ela contou que a ideia surgiu após notar alguns problemas com pets perdidos de pessoas próximas. Segundo ela, em alguns casos, golpistas se aproveitam de tutores que oferecem recompensas para extorquir, sem nem ao menos estar em posse do animal.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Outro problema observado por ela é a falha das redes sociais, tanto por terem um fluxo muito grande de demanda, então uma postagem de um animal perdido ou encontrado pode facilmente se perder ou não chegar até o tutor. Além disso, algumas vezes, a postagem não é atualizada e não há informações sobre o que aconteceu com o animal no fim das contas.
O site www.amorcom4patas.com.br. permite o cadastro de animais perdidos, encontrados e que estão disponíveis para adoção.
Ao reunir todos esses gargalos, Elizabete, com ajuda de Marcelo, desenvolveu um site, o www.amorcom4patas.com.br. Uma plataforma que permite o cadastro de animais perdidos, encontrados e que estão disponíveis para adoção. Assim, os animais cadastrados podem ficar em uma lista, com características, foto, nome e contato do tutor ou de quem encontrou, facilitando esse contato.
"Ao fazer o cadastro do animal perdido, a pessoa vai colocar o bairro que perdeu, o nome da pessoa que é o tutor, e o telefone junto com as fotos. Vamos analisar e publicar, se alguém tiver encontrado, entra no site e através de um botão pode chamar a pessoa no whatsapp e dizer se encontrou o pet e entregar", explica Marcelo.
O site ainda reúne dicas para o seu pet, sobre comportamento, alimentação, doenças entre outras. "Esse site é totalmente dedicado aos animais, perdidos, achados, para adoção, dicas, clínicas, hotelzinho, petsitter, alimentação", diz Elizabete.
Nesse sentido, entusiastas do mundo pet, pessoas que não sabem como cuidar dos seus animais ou até quem busca acesso a informações como clínicas, petshops, hotelzinhos, petsitter, catsitter, locais para vacinação ou compra de ração, encontram tudo em lugar só.
Sem ligação com qualquer ONG, o site permite cadastro de diversas ongs e instituições em prol de defesa animal podem cadastrar seu contato, tanto para estar de fácil acesso para ocorrências, quanto para cadastro de animais aptos a adoção. "No momento da entrega é a ong que se responsabiliza. Vamos cadastrar os animais para adoção de pet, e as pessoas podem entrar lá e ver, mas na hora que acessar vai entrar em contato com a ong. Somos apenas o intermediário, como uma feira de adoção 24h", pontua Marcelo.
Os idealizadores também destacam que há um espaço exclusivo para contatos de utilidade pública, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Controle de zoonoses, Diretoria de Bem-estar animal.
No ar há pouco tempo, os defensores enfatizam que o objetivo é ajudar e condensar diversas informações sobre o mundo pet, em apenas um lugar, de fácil acesso e gratuitamente. "Queremos que o site seja referência no mundo pet em MT, tanto para encontrar pets perdidos, para adoção, achar clínica ou ong."