DO REPÓRTERMT
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande abriu inscrições ao Processo Seletivo Unificado para preenchimento de quatro (4) vagas ofertadas nos Programas de Residência Médica, no ano de 2025, para atuação no Pronto Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG). Serão duas vagas para cirurgia geral e duas para clínica médica, com duração de dois e três anos respectivamente. O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios (AMM), na edição do dia 7 de janeiro.
As inscrições serão realizadas exclusivamente na sala da Coreme/HPSMVG (horário administrativo) das 8h às 12h e das 14h às 17h do dia 13 ao dia 17 deste mês. O preenchimento do formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do candidato e deverá ser feito com estrita observância às normas do edital. A divulgação das inscrições deferidas e das inscrições indeferidas será no dia 22.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Poderão se inscrever os portadores de diploma de conclusão do curso de Medicina ou com declaração de colação de grau em instituição brasileira, legalmente reconhecida, ou ainda com diploma de conclusão do curso de Medicina obtido no exterior devidamente revalidado, conforme a legislação vigente.
A inscrição e a aprovação no Processo Seletivo Unificado não garantem a efetivação da matrícula do candidato no Programa de Residência Médica pretendido, ficando condicionada à apresentação do Registro no Conselho Regional de Medicina e dos documentos necessários para a matrícula.
A secretária de Saúde, Deisi de Cássia Bocalon Maia, disse que a residência médica profissional é muito importante para o Município, pois vai formar profissionais capacitados e que irão fazer diagnóstico mais precisos no que diz respeito, principalmente, à clínica médica. “Serão mais dois anos de formação intensiva dentro de um hospital, em que o profissional médico atua diretamente com os preceptores que são profissionais de renome e experiência para ter mais essa expertise”.
Com relação aos cirurgiões, a secretária disse que irão integrar a equipe que atua no atendimento de urgência e emergência e até em casos eletivos. “É muito importante que esses profissionais se capacitem, e assim, aumente a oferta desses profissionais na nossa rede de atenção”, pontuou Deisi Bocalon.
O Processo Seletivo Unificado será regido pelas instruções constantes do presente instrumento em conformidade com os ditames da Legislação Federal pertinente, a Resolução CNRM n. º 04/2007 de 23 de outubro de 2007, Resolução CNRM n. º 02/2015 de 27 de agosto de 2015, Resolução CNRM n. º 35, de 09 de janeiro de 2018 e as Notas Técnicas da CNRM n. º35/2017, 7/2019/CGRS/DDES/SESU/SESU e demais deliberações da Comissão Nacional de Residência Médica/Ministério da Educação (CNRM/ MEC). Toda menção a horário do edital terá como referência o horário oficial de Mato Grosso e as provas serão aplicadas na cidade de Várzea Grande.