Sema investiga morte de centenas de peixes no Rio Teles Pires em MT; veja vídeo | ReporterMT - Mato Grosso em um clique
facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Janeiro de 2025
22 de Janeiro de 2025

13 de Agosto de 2024, 13h:16 - A | A

GERAL / IMPACTO AMBIENTAL

Sema investiga morte de centenas de peixes no Rio Teles Pires em MT; veja vídeo

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os peixes boiando no rio.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



Um vídeo que está circulando nas redes sociais nesta semana mostra centenas de peixes mortos boiando no rio Teles Pires, em Sinop (500 km de Cuiabá). A situação foi registrada nas proximidades da Usina Hidrelétrica do município.

Na gravação, um pescador - não identificado - mostra os animais mortos e informa as espécies deles. A filmagem teria sido realizada no final de semana.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que informou, por meio de nota, que vai apurar o acontecido e que os responsáveis serão autuados.

"A Secretaria de Estado de Meio Ambiente apura as responsabilidades sobre o ocorrido e já solicitou um relatório para avaliar o impacto e possíveis autuações", diz nota.

Já a empresa responsável pela estrutura afirmou que, até o momento, não há indícios de que as mortes dos peixes tenham ligação com a hidrelétrica. Além disso, informou que o estabelecimento continua em operação.

Confira a nota na íntegra abaixo:

"A Sinop Energia informa que está ciente da ocorrência de morte de peixes em áreas próximas ao nosso empreendimento hidrelétrico, a jusante das estruturas da barragem.

Até o momento, não há evidências que indiquem que a ocorrência esteja relacionada a operação da usina. A UHE Sinop opera em estrita obediência aos protocolos desenvolvidos por especialistas e aprovados pelas autoridades.

A empresa monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a responsabilidade ambiental, e continuaremos a trabalhar em conjunto com especialistas e órgãos ambientais para garantir a proteção da biodiversidade em nossa área de atuação.

Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e fornecer atualizações conforme novos dados sejam obtidos"

Veja vídeo:

Comente esta notícia