facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 16 de Setembro de 2024
16 de Setembro de 2024

06 de Setembro de 2024, 17h:25 - A | A

GERAL / CONSEQUÊNCIA DA ESTIAGEM

Vídeo mostra "cachoeira de fogo" em paredão de Chapada dos Guimarães

Por conta dos incêndios, pontos turísticos como Véu de Noiva, Cachoeirinha, Circuitos das Cachoeiras e Morro São Jerônimo foram fechados.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (06) mostra uma verdadeira "cachoeira de fogo" em um paredão com mais de 150 metros de altura, em Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). Os incêndios florestais atingem a região há mais de 30 dias.

A gravação divulgada pelo G1 MT mostra o fogo subindo um paredão no Parque Nacional e tomando conta da vegetação. A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, este ano em Mato Grosso já foram registrados números de incêndios superiores ao do ano de 2020. No levantamento, mais de 26 mil focos foram contabilizados desde o início do ano. Enquanto que no mesmo período de 2020, os números ficaram na casa dos 19 mil.

Leia mais - Prefeito de Chapada dos Guimarães decreta situação de emergência por falta de chuva

Em Chapada dos Guimarães, 26 bombeiros militares combatem um incêndio na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul e dão apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional.

Em decorrência das queimadas, os pontos turísticos do município como Véu de Noiva, Cachoeirinha, Circuitos das Cachoeiras e Morro São Jerônimo foram fechados para visitação. Vale destacar também, que o município também decretou situação de emergência por falta de chuva.

Até agora, não foi estimado o tamanho da devastação causadas pelos incêndios florestais no estado.

Veja vídeo:

Comente esta notícia