facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 05 de Novembro de 2024
05 de Novembro de 2024

05 de Novembro de 2024, 14h:00 - A | A

OPINIÃO / SIMONE FINKE

A harmonização facial em bariátricos e a necessidade de reposição de vitaminas

SIMONE FINKE



A cirurgia bariátrica é um passo decisivo para a transformação da vida e da saúde de muitas pessoas que já não enxergam outra solução para as questões que enfrentam. Com a perda significativa de peso, pacientes vivenciam uma série de mudanças físicas e emocionais, além de se sentirem cada vez mais próximos da versão que idealizam. No entanto, é preciso fazer dois alertas para pessoas que querem fazer cirurgia bariátrica ou já passaram por isso. Há dois focos subestimados quando se trata do assunto: a necessidade de reposição de vitaminas e a flacidez do rosto.

Apesar do sucesso na perda de peso, bariátricos geralmente se preocupam posteriormente com as peles que sobram pelo corpo e como resolver o assunto com cirurgias plásticas. No entanto, um ponto essencial para pacientes bariátricos que optam pela harmonização orofacial é a atenção à reposição de vitaminas. Após a cirurgia, é comum que haja uma dificuldade na absorção de nutrientes, o que pode impactar diretamente a saúde da pele, cabelos e unhas. A deficiência de vitaminas, como as do complexo B, vitamina D e colágeno, pode interferir na qualidade dos tecidos e na elasticidade da pele. Tudo isso acaba comprometendo os resultados da harmonização.

A reposição de vitaminas e minerais é fundamental para que a pele tenha boa cicatrização e recuperação depois do procedimento cirúrgicos. Assim, é possível garantir resultados mais duradouros e satisfatórios. É necessária uma suplementação adequada, que inclui antioxidantes e nutrientes específicos para fortalecer os tecidos e promover a regeneração celular. Essa etapa contribui para que o processo de harmonização seja seguro e eficaz.

É preciso ressaltar que o rosto frequentemente revela um capítulo à parte. A flacidez, a perda de volume e a falta de definição facial podem impactar a autoestima e deixar a aparência desarmônica. Para esses pacientes, a harmonização orofacial surge como uma alternativa eficaz e segura para alinhar corpo e rosto, o que completa o bem-estar em todas as dimensões.

A harmonização orofacial para pacientes bariátricos é uma solução personalizada que considera as particularidades de cada um. Com técnicas de preenchimento com ácido hialurônico, fios de sustentação e toxina botulínica, é possível redefinir o contorno facial e restabelecer a firmeza da pele. O ácido hialurônico, por exemplo, é utilizado para devolver volume a áreas como maçãs do rosto e lábios, proporcionando um efeito natural e bem distribuído. Por sua vez, os fios de sustentação são aplicados para redefinir o contorno facial, levantando áreas que ficaram flácidas. E a toxina botulínica suaviza as linhas de expressão e prevene a formação de novas rugas, garantindo uma aparência descansada. O resultado pode ser uma aparência natural e rejuvenescida. Essas intervenções são minimamente invasivas. São focadas em devolver a harmonia perdida, suavizar rugas e valorizar os traços do rosto sem exageros obviamente.

É preciso destacar que os procedimentos de harmonização orofacial para bariátricos foram desenvolvidos para atender a necessidade de restaurar e equilibrar a aparência do rosto após a perda drástica de gordura no rosto. Essas técnicas são combinadas conforme as necessidades específicas de cada paciente. Ao contrário de intervenções mais agressivas, como cirurgias faciais, os procedimentos de harmonização oferecem um resultado estético sem cortes e com tempo de recuperação reduzido, o que é uma vantagem para quem busca uma solução prática e segura ao mesmo tempo.

Além das mudanças físicas, a harmonização orofacial promove uma mudança significativa na forma como os pacientes se veem e se sentem diante da nova realidade. Após a bariátrica, muitos experimentam um aumento expressivo de autoconfiança com o corpo, mas ficam incomodados com a aparência do rosto, que pode não acompanhar a evolução do corpo. A harmonização oferece, então, uma oportunidade de completar essa transformação. Há dessa forma um equilíbrio do rosto com o corpo.

Os resultados obtidos são sutis, porém impactantes. Para os pacientes bariátricos, a sensação de ter um rosto em harmonia com o corpo é libertadora, pois reforça a autoconfiança e permite que se vejam completos. Afinal, trata-se de um novo estilo de vida.

O complemento contribui para pacientes se sentirem plenamente satisfeitos com a aparência após a cirurgia bariátrica. Ela permite que o rosto conte a mesma história de transformação que o corpo, promovendo uma sensação de unidade e bem-estar. Esse tipo de procedimento personalizo e respeita as características individuais, garantindo um resultado que realça a beleza própria e respeita a essência de cada um.

*Simone Finke é dentista especialista em harmonização orofacial e professora universitária

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia