THIAGO SAVIAN
O início do ano é sempre um momento de renovação, de recomeço e de estabelecimento de metas e planos para o futuro. Muitas pessoas buscam alternativas para alcançar seus objetivos financeiros de forma mais segura e planejada. Uma dessas opções, que tem ganhado destaque, é o consórcio, uma modalidade de financiamento que oferece benefícios tanto para quem deseja adquirir bens como para quem procura uma maneira inteligente de se organizar financeiramente. Mas por que começar o ano aderindo ao consórcio?O início do ano é sempre um momento de renovação, de recomeço e de estabelecimento de metas e planos para o futuro. Muitas pessoas buscam alternativas para alcançar seus objetivos financeiros de forma mais segura e planejada. Uma dessas opções, que tem ganhado destaque, é o consórcio, uma modalidade de financiamento que oferece benefícios tanto para quem deseja adquirir bens como para quem procura uma maneira inteligente de se organizar financeiramente. Mas por que começar o ano aderindo ao consórcio?
Um dos seus maiores atrativos é a possibilidade de adquirir bens de alto valor, como veículos, imóveis ou até mesmo serviços, sem pagar juros, o que o torna uma alternativa mais acessível e vantajosa em comparação com outras formas de financiamento. Em tempos onde os juros estão elevados no Brasil essa vantagem se torna ainda mais relevante. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou os juros da SELIC em um ponto percentual o mês de dezembro, chegando a taxa de 12,25%
Agora, se compararmos com o financiamento tradicional, que possui encargos elevados, o consórcio se apresenta como uma solução mais equilibrada, pois não há acréscimos financeiros, e isso faz com que as pessoas consigam elaborar um planejamento financeiro mais assertivo.
Ao aderir essa categoria, o participante se compromete com o pagamento mensal das parcelas, o que ajuda a estabelecer um hábito de disciplina financeira, fundamental para quem tem dificuldades em manter suas finanças em dia. Além disso, o consórcio permite que as pessoas se preparem para uma grande aquisição no futuro, evitando assim compras por impulso. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o consórcio no Brasil movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano, com mais de 7 milhões de participantes ativos, mostrando a força dessa modalidade no mercado brasileiro.
Um exemplo de mercado que vem ganhando adeptos dessa modalidade é o setor de serviços, que envolvem tanto cirurgias plásticas/estéticas, festas até viagens e que possuem vantagens significativas, já que não há cobrança de juros, apenas taxas administrativas e o pagamento é fixo. É o que mostra o relatório da ABAC, onde 1,7% dos consórcios ativos estão inclusos nessa categoria.
Portanto, é importante que as pessoas conheçam as facilidades e todos os benefícios do consórcio, pois isso pode ser a peça chave para um planejamento financeiro organizado, o que faz toda a diferença para manter as contas no azul, evitar dívidas e sem comprometer o orçamento fixo, principalmente no começo do ano, onde as pessoas costumam se planejar e estabelecer metas e planos para aquisição.
*Thiago Savian é Diretor Comercial da Unifisa, empresa brasileira de soluções financeiras, especializada em consórcio.