facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 03 de Fevereiro de 2025
03 de Fevereiro de 2025

03 de Fevereiro de 2025, 15h:18 - A | A

OPINIÃO / RODOLFO BORGES

Um novo tempo para tratamento cirúrgico oncológico ou uro-oncológicos

RODOLFO BORGES



A medicina é, por essência, uma ciência em constante transformação. Cada avanço tecnológico não representa apenas uma evolução técnica, mas uma nova esperança para pacientes e profissionais. Em Mato Grosso, estamos prestes a alcançar mais um capítulo dessa jornada impactante, com a implantação de sistema robótico em procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT).

Para pacientes, essa tecnologia significa menos dor, menos riscos e uma recuperação mais rápida. Imagine passar por uma cirurgia complexa com incisões menores, menos tempo no hospital e a tranquilidade de saber que o procedimento foi realizado com a máxima precisão. É isso que a robótica oferece: a possibilidade de transformar um momento desafiador em uma experiência ainda mais segura, humanizada e com melhores resultados.

Para nós, profissionais da saúde, a robótica é uma ferramenta que amplia nossas capacidades. Ela não substitui, mas potencializa as habilidades. Nos permite realizar intervenções com um nível de acerto que antes era inimaginável. Ouso dizer que será como ganhar novos pares de olhos e mãos, que serão capazes de alcançar áreas delicadas do corpo humano com uma exatidão milimétrica.

Aos homens que enfrentam o câncer de próstata, por exemplo, a cirurgia robótica reduz os riscos de incontinência urinária e impotência sexual, dois dos maiores temores dos pacientes. Portanto, é uma conquista que vai além da cura, garantindo a preservação da qualidade de vida. O HCanMT é a primeira instituição do Centro-Oeste brasileiro a contar com esse sistema, batizado de Versius e com origem no Reino Unido, o que nos enche de orgulho.

Vejo esse momento como a medicina do futuro se estabelecendo no nosso presente. Mas, além dos números e avanços técnicos, o que realmente importa são as histórias que vamos poder transformar. Cada paciente que terá acesso a essa tecnologia representa uma vida que pode ser salva, uma família que pode respirar aliviada e um futuro que pode ser reconstruído. É por isso que acredito tanto no poder da inovação.

Ela não é um fim em si mesma. Na verdade, é um meio para proporcionar mais segurança, conforto, dignidade e esperança. Se você ou alguém que você ama está enfrentando um desafio de saúde, saiba que a medicina está evoluindo para oferecer mais possibilidades e melhores resultados. Seguindo esse caminho, a utilização da cirurgia robótica no HCanMT estabelece um novo tempo para a saúde mato-grossense.

Drº Rodolfo Borges é médico urologista, especialista em saúde íntima masculina, referência em alta complexidade e na aplicação de técnicas minimamente invasivas

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

Comente esta notícia