DO REPÓRTERMT
São os cardeais quem escolhem o próximo papa, em um processo eleitoral sigiloso conhecido como Conclave. Ao todo, sete brasileiros participarão dessa votação que elegerá o sucessor do papa Francisco, que morreu nessa segunda-feira (21).
Nem todo cardeal pode votar, apenas aqueles que possuem menos de 80 anos, o que totaliza 135 representantes de todos os continentes aptos a eleger um novo líder para mais de 1 bilhão de católicos em todo o mundo.
Veja quem são os cardeais brasileiros aptos para eleger o próximo papa:
João Braz de Aviz: foi arcebispo de Maringá (PR) e de Brasília (DF), e foi proclamado cardeal pelo papa Bento XVI, em 2012. Ele participou do conclave de março de 2013, que elegeu o papa Francisco.
Odilo Scherer: é arcebispo de São Paulo, tendo sido proclamado cardeal pelo papa Bento XVI em novembro de 2007. No conclave de 2013, ele foi um dos cotados para ser o próximo papa, mas seu nome perdeu força ao longo do processo.
Orani João Tempesta: chegou a ser arcebispo de Belém do Pará antes de, em 2009, ser nomeado pelo papa Bento XVI como arcebispo do Rio de Janeiro. Foi tornado cardeal pelo papa Francisco em fevereiro de 2014.
Leonardo Ulrich Steiner: arcebispo de Manaus desde 2019, foi tornado cardeal pelo papa Francisco em agosto de 2022.
Sérgio da Rocha: arcebispo em Salvador, na Bahia, ele foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 19 de novembro de 2016.
Jaime Spengler: é arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 2013. Ele foi o último brasileiro a ser proclamado cardeal, em dezembro de 2024.
Paulo Cezar Costa: arcebispo metropolitano da arquidiocese de Brasília. Foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em agosto de 2022.
Mauro 22/04/2025
Coloca o Alexandre de morais
1 comentários