facebook-icon-color.png instagram-icon-color.png twitter-icon-color.png youtube-icon-color.png tiktok-icon-color.png
Cuiabá, 22 de Dezembro de 2024
22 de Dezembro de 2024

22 de Dezembro de 2024, 15h:40 - A | A

PAPO RETO / MANSO NA MIRA

Deputado consegue assinaturas para CPI das usinas da Eletrobras em MT

DO REPÓRTER MT



O deputado estadual Beto Dois a Um (União) conseguiu as assinaturas necessárias para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar o cumprimento dos requisitos contidos nas licenças ambientais de usinas da Eletrobras em Mato Grosso.

De acordo com o parlamentar, há informações de que a empresa não estaria cumprindo as condicionantes previstas no processo de licenciamento ambiental, especialmente da Usina Hidrelétrica de Manso, como a compensação ambiental e o pagamento da compensação financeira pelo uso dos recursos hídricos. Somente para o município de Chapada dos Guimarães, a dívida estaria em torno de R$ 145 milhões.

Além das compensações, o deputado questiona a regularização do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial. A ferramenta visa garantir a preservação da vegetação do entorno do reservatório e a proteção dos ecossistemas locais. De acordo com o parlamentar, o pedido de abertura da CPI teve adesão de cerca de 20 deputados. A proposta deve ser lida ainda na primeira sessão legislativa de 2025, com a instauração da CPI em até 48 horas.

Além da Usina de Manso, a Eletrobras também opera as usinas de Colíder e Sinop, que também serão investigadas para assegurar que o impacto ambiental dos empreendimentos seja minimizado.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Comente esta notícia