REPÓRTER MT
Unidades dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans) de Mato Grosso, Distrito Federal e outros 17 estados alertam a população quanto à nova tentativa de golpe via SMS. As mensagens informam os condutores sobre uma suposta suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), direcionam as vítimas para sites falsos e solicitam dados pessoais e pagamentos.
Ao cair no golpe e clicar no link enviado pelos criminosos, a vítima tem acesso a uma página falsa do Governo Federal (gov.br). Lá ela é orientada a digitar o CPF, momento em que aparecem dados verdadeiros da pessoa, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe.
Na sequência, aparece o aviso de que a carteira de habilitação da vítima está em processo de suspensão e ao final da página, aparece o valor de uma taxa e um outro link para gerar a guia de pagamento.
O Detran MT alertou aos condutores dizendo que não envia mensagem pelo celular com link de pagamento para regularização da CNH e que em caso de dúvidas sobre a situação da habilitação, basta acessar os canais oficiais do departamento, antes de clicar em qualquer link para pagamento.
Os canais oficiais do Detran MT são: disk Detran (65)3615-4800; Whatsapp (65)99933-9318 e www.detran.mt.gov.br.