DO REPÓRTER MT
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, recebeu nesta quinta-feira (27) o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A cerimônia foi realizada no plenário do Senado, com a presença de autoridades e convidados.
A indicação do diploma foi oferecida pela senadora Margareth Buzetti (PSD), em reconhecimento às ações da primeira-dama na luta pelos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e no combate ao feminicídio, além de ser a idealizadora do programa SER Família Mulher.
Virginia Mendes foi a segunda mulher do estado a receber o prêmio. A primeira foi Suely Batista dos Santos, em 2007, por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres. Além da primeira-dama, outras 18 mulheres também receberam a honraria. Entre elas, atrizes consagradas internacionalmente, professoras, escritoras, médicas, cientistas, ativistas, filântropas e integrantes dos Poderes da República.
O Diploma Bertha Lutz simboliza a importância da atuação feminina no movimento feminista brasileiro, especialmente na conquista do direito de voto para as mulheres em 1932. Bertha Lutz foi uma das principais defensoras dos direitos das mulheres, e sua relevância vai além de um título, refletindo seu impacto duradouro na política e na igualdade de gênero no Brasil.