FERNANDA ESCOUTO
APARECIDO CARMO
Às vésperas do início do ano letivo, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), quer adiar o começo das aulas no município, do dia 3 para o dia 10 de fevereiro. A mudança, segundo ele, seria devido à falta de estrutura nas escolas.
Abilio pretende se reunir com representantes do Ministério Público do Estado (MPMT), Conselho Municipal de Educação e da Secretaria de Estado e Educação (Seduc), ainda nesta sexta-feira (31), para tratar do assunto.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
“Há o risco de colocar as crianças dentro de uma sala de aula sem as devidas manutenções e sem a limpeza dos ambientes. Não é uma decisão ainda, é uma avaliação, a possibilidade de adiarmos o início das aulas para o dia 10”, disse o prefeito durante coletiva.
“Não é algo que eu queria. Estamos fazendo todo o esforço possível para começar no dia 3, mas vamos entrar em contato com o Ministério Público Estadual, com o Conselho Municipal de Educação e buscar uma reunião emergencial com eles. Apresentaremos um relatório com diagnósticos de como estão as escolas para verificar se é possível adiar por mais uma semana e garantir que as aulas comecem com segurança”, completou.
Segundo o gestor, uma semana será suficiente para providenciar os reparos nas escolas, como nos telhados e banheiros.
“Nós recebemos da gestão passada as unidades sem os contratos e sem as manutenções necessárias realizadas, além da limpeza. Estamos correndo atrás para fazer as contratações especiais, mas precisamos seguir o rito processual. Ou seja, não podemos contratar uma empresa sem adesão à ata ou licitação”, pontuou.
Questionado de como avisará os pais dos alunos, Abilio disse que contará com a “ajuda” da imprensa.