EDUARDA FERNANDES
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTER MT
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), enviou, nesta sexta-feira (7), um projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo a extinção da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). O comunicado foi feito à imprensa no início da tarde, durante a posse do novo chefe do Ministério Público de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca.
“Mandei o projeto para a Câmara hoje. Acho que vocês não estão sabendo. Já apresentei na Câmara o projeto de extinção da Arsec, para que seja encerrada em 90 dias. Nós vamos extinguir a Arsec em 90 dias, que corresponde ao período de transição do Conselho. Esse Conselho será dividido em quatro e encaminhado para as secretarias de competência”, disse.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Leia mais - Após cogitar o fim de Arsec, Abilio se encontra com presidente de agência
Segundo Abilio, o Conselho responsável pelos serviços de água e esgoto será transferido para um Conselho dentro da Secretaria de Infraestrutura e Obras. “O Conselho que fala sobre a parte de coleta de lixo, no caso de resíduos e material de construção civil, será encaminhado à secretaria de Meio Ambiente. O Conselho que fala sobre transporte público será encaminhado à Secretaria de Mobilidade Urbana. E o Conselho que fala sobre iluminação pública será encaminhado à Limpurb”, explicou.
A justificativa do prefeito para a extinção da Arsec é que “a Arsec trabalha em favor das empresas e não em favor da população”.
Durante sua campanha no ano passado, Abilio já havia anunciado a intenção de extinguir a Arsec. Ele reforçou esse discurso ao saber do reajuste da tarifa de água em 4,44%, aprovado pelo Conselho Regulatório da agência na manhã da última quarta-feira (5).
Leia mais - Abilio detona Arsec por aumento: "É jogo de cartas marcadas; não vou sancionar"
O prefeito pretende extinguir a Arsec e dividir o Conselho Regulatório para que os setores não interfiram mais uns nos outros.
“É um jogo de carta marcada. [...] Eles sempre têm voto para ganhar. Sempre tem voto para ganhar. É cada um ajuda o outro a aumentar. Tem que acabar com essa porcaria dessa Arsec! Que raiva! Que raiva que eu to!”, disse na quarta-feira.
Quando questionado sobre suspeitas de corrupção entre servidores da Arsec, Abilio respondeu com cautela, afirmando que não pode fazer tal declaração, mas que a Câmara pode investigar o tema, se desejar. “O que posso afirmar é: está no meu poder a definição sobre como se dará a regulação desses serviços no município de Cuiabá. Está no meu poder fazer isso e está no meu poder a extinção da Arsec”.
Cuiabano 07/02/2025
Boa noticia!
1 comentários